>

Como as seguradoras simplificarão os aplicativos em 2023

30.12.2022 - Fonte: Insurtalks

ewrwe

Assim como na maioria das outras áreas da vida do consumidor, o celular agora é um componente central do serviço de seguro do segurado. As seguradoras estão usando o celular para adquirir, atender e reter segurados, e os avanços que geram valor para os consumidores ajudam a posicionar as companhias como parceiras vitais de longo prazo. Não mais um modo suplementar para acessar apenas as principais informações da apólice, os aplicativos móveis que integram ferramentas telemáticas e oferecem atendimento simplificado de sinistros ajudarão a impulsionar o envolvimento do segurado em 2023.

A telemática está impulsionando o arquivamento simplificado de reclamações e economias adicionais

O uso da telemática está se estendendo além das avaliações de direção segura e descontos baseados no uso para reclamações. Um terço das 12 principais operadoras de seguros dos EUA agora oferece recursos telemáticos de detecção de acidentes. Isso inclui Allstate , Farmers, GEICO e USAA, e, novidades em 2022, Allstate e GEICO integraram esses sistemas diretamente em seus principais aplicativos de serviço para integrar as principais informações do segurado e reduzir o número de etapas no processo de sinistros. Essas ferramentas telemáticas expandidas – que esperamos ver mais em 2023 – podem detectar um acidente, conectar o motorista com serviços de assistência na estrada e ajudar a lançar e preencher informações de sinistros.

Ao registrar dados relacionados a acidentes, incluindo localização, data e hora, velocidade, motorista e comportamentos de direção, a telemática facilita o registro de sinistros para os segurados e continuará a reduzir o tempo de investigação e os recursos relacionados exigidos das transportadoras.

Mais integração de ferramentas telemáticas de transportadoras e veículos chegando

Além da introdução expandida de telemática de detecção de acidentes no próximo ano, procure um número crescente de integrações com sistemas telemáticos de veículos. Por exemplo, State Farm e Fordrecentemente se uniram para incorporar o programa Drive Safe & Save da State Farm com veículos Ford e Lincoln conectados elegíveis específicos para incentivar ainda mais a alavancagem dos serviços telemáticos. A combinação da telemática do veículo e da transportadora pode aprimorar o processo de reclamações, aprofundando a capacidade de identificar as implicações específicas de um acidente nos reparos necessários do veículo ou de detectar quando os sistemas de um veículo podem ter contribuído para um acidente.

Além disso, as integrações telemáticas serão usadas para localizar e rastrear a manutenção do veículo e para identificar possíveis fraudes relacionadas à telemática. Por exemplo, a Allstate registrou recentemente uma patente para uma solução que usa os dados de um veículo para autenticar as informações de medição fornecidas aos programas telemáticos das operadoras.

A melhoria dos recursos de reivindicações móveis continuará a aprimorar a experiência de atendimento

As operadoras também estão implementando ferramentas úteis de autoatendimento para acelerar o processo de sinistros e reduzir a necessidade de suporte pessoal. Hoje, 50% das principais operadoras analisadas pelo Keynova Group oferecem formulários de reclamações móveis simplificados que incluem recursos como pré-preenchimento e mapeamento de GPS, ferramentas de calendário e seletor e digitalização e upload de imagens.

Esses aprimoramentos não apenas facilitam para os segurados, mas a transformação móvel desses processos também ajuda na capacidade das operadoras de documentar as informações de forma coesa.

Outros 42% das operadoras fornecem informações de cobertura pertinentes, como o valor da franquia e se o reembolso do aluguel está disponível, na interface de sinistros móveis, para que os segurados tenham uma fonte de referência rápida. Outra área a ser observada para aprimoramentos contínuos são os pagamentos de sinistros - especialmente com mais consumidores usandoopções de pagamento digital.

Atualmente, 40% das principais operadoras permitem que os segurados selecionem sua opção de pagamento preferida na interface de sinistros móveis, e um quarto das operadoras agora oferece compensação de sinistros por meio de alternativas como Zelle, PayPal ou Apple Pay.

O que vem a seguir em 2023? O atendimento móvel continuará na vanguarda do desenvolvimento digital das operadoras, portanto, procure aprimoramentos de sinistros móveis mais intuitivos que chegarão ao mercado no próximo ano.

Além disso, estaremos atentos aos desenvolvimentos em assistentes virtuais, à medida que as operadoras recebem uma página dos bancos para inovar ainda mais as reivindicações móveis e os processos de atendimento além dos chatbots por meio de inteligência artificial personalizada e conversacional.

Notícias Relacionadas