Com diversas ações, que vão de PIX a parceria com fintechs, Icatu Seguros estreia no ranking do Valor Inovação
28.07.2022 - Fonte: Sonho Seguro
"De 2017 para cá, investimos mais de R$1 bilhão em iniciativas de tecnologia, transformação digital, inovação e experiência digital", conta Alexandre Vilardi, vice-presidente corporativo
Alexandre Vilardi, vice-presidente corporativo da Icatu, comemorou a estreia da seguradora pela primeira vez no Valor Inovação. “De 2017 para cá, investimos mais de R$1 bilhão em iniciativas de tecnologia, transformação digital, inovação e experiência digital, sendo que, deste montante, R$ 200 milhões foram em 2021. Esses investimentos reforçam o compromisso da companhia com agilidade, flexibilidade, excelência de operação e humanização na oferta de serviços financeiros. A Icatu utiliza o conceito de nuvem, virtualização, hiperconvergência e melhores práticas em desenvolvimento de infraestrutura, arquitetura de APIs, além de possuir uma moderna arquitetura de dados. Essa infraestrutura de tecnologia torna a companhia capaz de se adaptar ao negócio do parceiro de forma altamente personalizada e também de melhorar continuamente a jornada dos clientes e corretores”, disse em entrevista à jornalista Denise Bueno.
Desde 2018, a Icatu Seguro iniciou um programa de reestruturação da área de Business Intelligence (BI) e modernização do parque tecnológico de dados e, um dos projetos da companhia, foi a criação do Data Lake, repositório centralizado utilizado na modernização da arquitetura de dados para a nuvem, que concentra e faz o cruzamento de informações de diversas fontes, proporcionando realizar diferentes tipos de análise, com o propósito de entregar “autosserviço” para as áreas de negócio (Self-service BI). O projeto também conta com processos de segurança para acompanhar a veracidade dos dados e controle de acessos.
A arquitetura possibilitou a unificação e a gestão de dados do mercado, do negócio, dos processos e dos clientes (dentro e fora da companhia), para gerar novos negócios, fazer otimizações e antecipar cenários, cumprindo todas as exigências da LGPD. “Para citar um exemplo de otimização, essa inteligência de dados transforma em dias o gasto médio de 3 meses para reestruturar análises”, destaca o executivo.
Outro exemplo de inovação é o Desacoplamento Digital dos produtos de Vida, baseado numa jornada de contratação 100% digital, utilizando tecnologia em nuvem e API. Através dessa estratégia, a Icatu se consolidou como uma plataforma de insurance-as-a-service, aberta e multicanal, que tem como principal objetivo desburocratizar o acesso a produtos de proteção e planejamento financeiro, mostrando como são simples, flexíveis, fáceis de acessar e para todo tipo de público. Vilardi explica que o desacoplamento é uma estratégia essencial para atingirmos novos mercados digitais, já que segregar os sistemas de Vida por contexto de negócio faz com que estes sistemas e processos não sejam um gargalo para a entrada de grandes parceiros digitais.
Alinhado aos investimentos em tecnologia e inovação, com foco na Nova Economia, a Icatu tem o ecossistema de parcerias como um pilar estrutural do modelo de negócio, destaca. Como exemplo de como essas parcerias impulsionam o negócio de forma inovadora, em setembro de 2021, a Icatu anunciou a parceria com a insurtech chilena Betterfly, primeira empresa de impacto social a se tornar unicórnio na América Latina. Por meio de uma única plataforma que pode ser adquirida por empresas de diferentes portes e segmentos, os colaboradores têm acesso, na palma da mão, a uma série de benefícios como telemedicina, psicologia e nutrição, além de um seguro de vida dinâmico, desenvolvido com exclusividade pela Icatu. Por meio da mecânica de jogos e da ciência comportamental, a plataforma rastreia e recompensa os bons hábitos dos usuários com o aumento do capital segurado do seguro de vida, além da possibilidade de os usuários realizarem doações a ONGs parceiras.
“Temos um grande diferencial que é o negócio alinhado a um propósito, que através da adoção de bons hábitos individuais, causa impacto social positivo em toda a sociedade”, se orgulha. Além disso, conta, a nova solução contribui para a fidelização e atração de talentos para as empresas. O impacto está no valor da solução trazida pela parceria da Icatu com a Betterfly: democratizar cada vez mais o acesso ao seguro de vida, estimular que as pessoas cuidem de si e cuidem dos outros e, assim, todos cuidem da sociedade, gerando impacto social positivo e ajudando a mudar a realidade socioeconômica na qual estão inseridos.
Para a Icatu, é essencial que decisões que envolvam o negócio estejam alinhadas com as estratégias de inovação da companhia. Áreas como Produtos, Comercial, Transformação Digital, Marketing, TI, trabalham de forma cada vez mais integrada. Para fortalecer cada vez mais essa cultura, em 2021, a Icatu passou a contar com a superintendência de Transformação Digital, cuja principal missão se traduz na evolução do processo de transformação ágil e de cultura de inovação, além da criação de uma gerência e o reforço dessa cultura para toda a empresa.
“Nossa equipe de tecnologia e experiência digital é composta por cerca de 400 pessoas. Só em 2021, houve a contratação de aproximadamente cem novos profissionais. É uma área de extrema importância para a Icatu, visto que a partir dessas novas tecnologias e ferramentas conseguimos evoluir diariamente com o negócio e estar cada vez mais próximos dos nossos parceiros e clientes”, acrescenta.
O grupo tem investido em trazer cada vez mais facilidades no processo de venda, tanto pré quanto pós-venda, avaliando toda a experiência do cliente. “A Icatu tem uma operação fluida e simplificada com algumas facilidades tecnológicas como assinatura eletrônica, pagamento seguro e online via cartão de crédito e nossa subscrição inteligente, que possibilita a avaliação de propostas de forma rápida e eficiente”, enfatiza o executivo.
Recentemente, a seguradora implementou o pagamento de aportes esporádicos de Previdência via Pix para clientes Icatu, através da Área do Cliente, o que melhorou a eficiência de cobrança para a companhia em até 90%. “Enquanto um pagamento via boleto pode levar até 2 dias úteis para ter a confirmação pelo banco, o pagamento via Pix é instantâneo e em até uma hora é confirmado pela Icatu na Área do Cliente. Fomos pioneiros ao disponibilizar tal funcionalidade para os clientes”, cita.
Também foi implementado o pagamento parcelado na contratação do Icatu Garantia de Aluguel, um título de capitalização que substitui o fiador nos contratos imobiliários de locação de imóveis. Até então, o cliente contava apenas com a opção de pagamento à vista, porém em 2021, a Icatu lançou a opção de pagamento parcelado em até 18x no cartão de crédito. Além disso, para aqueles clientes que não tiverem limite suficiente ou não queiram comprometer o saldo do cartão de crédito, a Icatu firmou uma parceria com uma fintech de crédito que pode financiar o valor do título para o cliente.
A Icatu possui parcerias que englobam a maior parte do sistema financeiro do país, como bancos, fintechs, insurtechs, cooperativas e varejistas. Já há alguns anos, a companhia preparou sua infraestrutura, através de integrações com seu sistema de APIs, que hoje é utilizado por mais de 200 parceiros. Por meio das APIs já conseguimos implantar jornadas 100% digitais em todas as linhas de negócio, nos adaptando às necessidades dos parceiros.
“Para 2022, reforçamos nossa estratégia investindo mais de R$ 360 milhões em iniciativas de tecnologia, transformação digital, inovação e experiência digital. Queremos diversificar cada vez mais nossos produtos, ofertas e serviços, trabalhando para termos uma oferta cada vez mais diversificada de APIs, apoiando nossos parceiros e corretores. Ainda, com o objetivo de consolidar e atender os requisitos técnico-regulatórios, alinhando pessoas e processos, foi criada recentemente a Diretoria de Controles Internos e Dados, que integra todas as áreas de Controles Internos, Compliance e Gestão de Dados da companhia”, informa.
Vilardi ve 2023 com otimismo. Segundo ele, oOmercado de seguros vem mudando de forma cada vez mais rápida e todo o cenário desde 2020, com a chegada da pandemia, só fez acelerar essa transformação digital, muito impulsionada pela tecnologia. Ele acredita que a desburocratização na contratação de produtos e serviços, além da digitalização dos processos, já são uma realidade para o nosso mercado e devem continuar avançando ainda mais nos próximos anos.
“Podemos notar uma tendência para a oferta de produtos cada vez mais personalizados e flexíveis, pois é uma demanda cada vez mais latente que o seguro seja algo que se adapte de acordo com as necessidades e jornada de compra do segurado. Podemos apostar também no uso cada vez maior de tecnologias interativas, imersivas, aplicativos, chatbots e ferramentas de autosserviço, aumentando a autonomia das pessoas na gestão de seu portfólio de produtos”, aposta.
A implantação do Open Insurance também traz grandes desafios para o próximo ano e a Icatu vem realizando investimentos relevantes para a adequação, tanto no que diz respeito aos processos tecnológicos para atender às exigências regulatórias, quanto em análises estratégicas, que visam identificar as oportunidades de negócio que surgirão após a implementação do ecossistema. “Hoje, a Icatu possui mais de 50 pessoas envolvidas diretamente no projeto. Além disso, contamos com a participação no Conselho Deliberativo da Susep para a governança do processo de implementação do Open Insurance”, finaliza.