Carro compartilhado: o que fazer em caso de colisão ou roubo?
03.10.2016 - Fonte: Revista Apólice
As facilidades e preços competitivos do carro compartilhado impulsiona muitas pessoas a locarem o veículo por meio da plataforma. Mas é importante saber como agir em casos de acidentes de trânsito ou roubo.
O Grupo BB e Mapfre dá dicas de como resolver problemas como esses, de forma tranquila e econômica.
“Antes de fechar o negócio, é importante checar se a empresa conta com alguma seguradora parceira. É a garantia para o proprietário e para o locatário do veículo”, diz Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel e Massificados.
Como agir em casos de imprevistos
Colisão de trânsito
A orientação é manter a calma, acionar o serviço de emergência – se houver vítimas – e evitar negociações com os motoristas envolvidos.
“A apólice prevê essa cobertura e oferece todo o apoio necessário ao condutor e ao proprietário do automóvel. Recomendamos a coleta de dados como nome, telefone, RG dos motoristas e o modelo e a placa dos carros”, orienta Alexandre.
O segundo passo é realizar o Boletim de Ocorrência e comunicar a empresa responsável pela plataforma de locação, que acionará a seguradora.
Arranhões e batidas leves
Outra vantagem da apólice é a cobertura para danos causados durante uma manobra. O motorista deve providenciar imagens do carro, realizar o Boletim de Ocorrência e comunicar a empresa de
car sharing e a seguradora. Nesse caso, a recomendação é avaliar se o custo seria superior ao valor da franquia da apólice.
Furto ou roubo
Algumas apólices também contemplam esse tipo de situação. O locatário deve seguir o procedimento padrão de realização do Boletim de Ocorrência e realizar contato a plataforma de
car sharing e a seguradora.