Bradesco Seguros: liderança de mercado e investimento bilionário em inovação
23.10.2023 - Fonte: IstoÉ
Para aproveitar melhor as oportunidades de uma indústria ainda em baixa penetração no País, Grupo Bradesco Seguros desenha produtos inovadores e fortalece papel do corretor, principal canal de distribuição
Seguros e Previdência | Bradesco Seguros
Ainda que casos eventuais de Covid-19 sejam registrados, a tempestade da pandemia foi superada. No mundo dos negócios, diversos setores precisaram se reinventar para atender a novas demandas e desafios. Foi assim no mercado segurador. Demonstrando resiliência, os principais agentes do segmento conseguiram projetar novos produtos e assim alcançar outros patamares. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), no acumulado do ano até junho último, o mercado arrecadou R$ 181,77 bilhões, um avanço de 7,7% em relação ao primeiro semestre de 2022.
Isso permitiu às seguradoras uma melhora significativa no desempenho, que em alguns casos cresceu na casa de dois dígitos. O melhor exemplo vem justamente da companhia que conquistou a primeira colocação no anuário AS MELHORES DA DINHEIRO 2023: o Grupo Bradesco Seguros.
No primeiro semestre deste ano, o faturamento do grupo chegou a R$ 50,5 bilhões (alta de 10,3% na comparação com o mesmo período de 2022) e o lucro líquido lucro cresceu anda mais: 21,6% , somando R$ 4,1 bilhões.
A expansão da receita, a melhora dos índices de sinistralidade e de comercialização e a boa performance da margem financeira contribuíram para a evolução do resultado das operações de seguros, previdência e capitalização, que alcançou R$ 8,5 bilhões no semestre — alta de 21,7% em relação a igual período do ano passado.
“Somos uma companhia de pessoas que pensam ininterruptamente no atendimento exemplar a pessoas, clientes e corretores, utilizando o melhor da tecnologia.”
Ivan Gontijo, presidente da Bradesco Seguros
Para o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, esse resultado se deve a algo que ele e sua equipe perseguem em todos os aspectos da operação. “Somos uma companhia de pessoas que pensam ininterruptamente no atendimento exemplar a pessoas, clientes e corretores, utilizando o melhor da tecnologia para atingir esse objetivo”, afirmou Gontijo.
Para entender como isso se dá na prática, é preciso avaliar algumas mudanças de paradigma decorrentes da pandemia. Segundo Gontijo, a população se tornou cada vez mais preocupada em proteger suas vidas, seus bens e a família. Embora admita que o mercado ainda é “subpenetrado”, a sociedade vai ganhando consciência quanto à compreensão da cultura de seguro no Brasil.
Isso levou o grupo a rever seu modelo comercial, evoluindo para o que ele chama de “multirramo” e “multilinha”. Traduzindo: a companhia passou a reunir sob o mesmo guarda-chuva empresas que atuam em setores distintos — desde saúde suplementar a capitalização —, com uma grande variedade de produtos e serviços para patrimônios e pessoas.
Tudo está sempre pensando na sustentabilidade da tríade cliente, corretor, empresa. Para Gontijo, os corretores são o principal canal de distribuição do grupo e devem potencializar seus papéis como consultores dos clientes.
As vendas por meio de canais digitais são um diferencial para a Bradesco Seguros. Segundo o presidente, nos últimos anos, “os processos de inovação e transformação digital foram acelerados, no Brasil e no mundo, para atender com eficiência a um novo consumidor — mais conectado, informado, seletivo e exigente”.
O grande desafio do grupo, contudo, será o de colocar esse cliente cada vez mais no centro do negócio. Para isso, a Bradesco Seguros investiu mais de R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação em 2022 e procura manter o patamar de investimentos este ano.
“Quando falamos de números e resultados, no primeiro semestre de 2023, alcançamos uma média mensal de mais de 1 milhão de usuários e 8,6 milhões de consultas e transações por meio do app”, disse o executivo.
Os esforços são focados em aperfeiçoar as operações, ampliar a oferta e melhorar gradativamente os canais de relacionamento com o cliente. E, além disso, o segurado pode dispor de novas coberturas.
Entre os destaques, na área de produtos para pessoas a companhia oferece o Seguro Vida Viva Bradesco. As coberturas abrangem:
• Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente Majorada (exclusiva para médicos, dentistas e veterinários)
• e Assistência PET com três opções para escolha do cliente.
Gontijo destaca alguns lançamentos no primeiro semestre:
• Fundos Data Alvo, que promovem ajuste automático da carteira ao longo da fase de acumulação, sem necessidade de realocação de fundos,
• Pensão Temporária, ao prover renda a um beneficiário em caso de falta do contratante.
Na Bradesco Saúde a estratégia envolve a diversificação do portfólio, com ênfase para planos desenvolvidos regionalmente, mas que garantem cobertura nacional. “Esses planos já estão presentes em praças que correspondem a mais de 80% do PIB nacional”, disse.
Em Auto e Ramos Elementares, a companhia contemplou os veículos elétricos. O Seguro Auto da Bradesco Seguros oferece proteção para bens deixados no interior do veículo e acessório, que cobre cabo de carregamento e carregador portátil, reboque para posto de recarga mais próximo em caso de falta de bateria, entre outros benefícios.
O produto comporta veículos de até R$ 800 mil. Outra novidade é o Bradesco Seguro Caminhão voltado para caminhões leves, médios, pesados e rebocadores e conta com novas coberturas, serviços e benefícios.
Nessa gama de serviços e soluções, o presidente ressalta o conhecimento da jornada do cliente, com a prática do “clientecentrismo”. Ou seja, o segurado está no centro de tudo.
“Esse princípio norteia a atuação das mais de 100 células ágeis que mantemos dentro do grupo segurador. São equipes multidisciplinares, compostas por centenas de profissionais empenhados em pensar na jornada do cliente para buscar a melhor solução.”
Universeg
Um dos pilares fundamentais para se conhecer bem o segurado é o corretor, na visão do executivo. “O grupo se destaca pela sólida e longeva parceria com mais de 40 mil corretores em todo o Brasil.” Para exercer o seu papel consultivo e de especialistas, são capacitados na plataforma Universeg (Universo do Conhecimento do Seguro), que oferece conteúdos multidisciplinares em variados formatos.
A Universeg já totalizou 9.830 usuários (corretores e funcionários de corretoras) ativos e uma média de 132 mil acessos mensais na plataforma.
“Os resultados têm sido consistentes, fruto de uma atuação estratégica integrada entre nossas frentes de negócio que está aliada com a sólida base que construímos ao longo de décadas de história”, afirmou Gontijo.