Banco de Sangue Virtual: conectando vidas através da doação
25.11.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
No Brasil, o Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado hoje, dia 25 de novembro. Trata-se de uma homenagem para o vasto número de pessoas praticamente anônimas que salvam vidas diariamente pelo importante ato de solidariedade de doar sangue. Para que o serviço de saúde aconteça, o sangue é essencial e fundamental, principalmente em cirurgias e tratamentos de doenças. A doação depende exclusivamente da solidariedade de toda a população para salvar diversas vidas. E diante dessa data que tem um propósito tão nobre, o Seguro Gaúcho dialogou com o idealizador e coordenador do Banco de Sangue Virtual, o publicitário Ricardo Nunes. O site começou a funcionar em junho de 2017 com 62 doadores cadastrados.
Seguro Gaúcho – Qual é sua percepção sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue?
Ricardo Nunes – Esse dia constitui-se em uma data marcante para todos aqueles que pensam em pessoas. Vejo o doador voluntário como um ser humano que sai de sua zona de conforto e vai até um banco de sangue, pois ela está pensando em salvar até 4 vidas. Por isso esse dia deve ser sempre muito comemorado.
Seguro Gaúcho – Após a pandemia o Banco de Sangue Virtual está conseguindo obter mais visibilidade na sociedade para obter maior número de doadores cadastrados?
Ricardo Nunes – O ano de 2022 está sendo marcado pelo estabelecimento de nossa parceira com o Sicoob Credseguro, o que possibilitou interiorizar o Banco de Sangue Virtual. O Sicoob atua intensamente na expansão de negócios que auxiliam o desenvolvimento da economia e fortalecem o cooperativismo.Estamos conseguindo visitar diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul para divulgar nosso trabalho e captar novos doadores. As pessoas e as entidades que conhecem nosso projeto ficam impactadas pela iniciativa e no mesmo momento elas “abraçam” o Banco de Sangue Virtual, o que resulta na abertura portas maravilhosas e no estabelecimento de ótimas parcerias.
Seguro Gaúcho – Diante de uma maior divulgação do projeto, têm aumentado significativamente o número de pessoas interessadas em tornar-se doador de sangue
Ricardo Nunes – Sim, os resultados estão sendo bem expressivos e animadores Tanto que no mês de novembro de 2022 já estamos com 11 doadores cadastrados, ano passado nessa época eram 8500.
Seguro Gaúcho – Qual é o procedimento para quem deseja tornar-se doador de sangue do Banco de Sangue Virtual?
Ricardo Nunes – O cadastramento para quem deseja ser doador através da plataforma virtual acontece forma bastante simples. Basta acessar o site e informar nome completo, telefone, e-mail, sexo e o tipo sanguíneo. Após a efetuação do cadastro a pessoa será avisada quando alguém em sua cidade precisar de sangue, via e-mail e WhatsApp, conectando doadores de sangue com receptores e bancos de sangue. O cadastro é rápido, simples e gratuito. Basta entrar no site www.bancodesanguevirtual.com.br.