Atuária Brasil: 19 anos de solidez em consultoria e auditoria atuarial
06.02.2023 - Fonte: Seguro Gaúcho
O privilégio de comemorar 19 anos de atividade é coisa para poucas empresas, como a Atuária Brasil. São quase duas décadas de competência, dedicação, seriedade, resiliência e espírito de equipe. Fundada no ano de 2004 pelos atuários Éder Oliveira e Luiz Ernesto Both, este último falecido em 2020, a empresa presta atendimento para companhias seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradoras. A Atuária Brasil desenvolve principalmente atividades de consultoria e auditoria atuarial. Éder Oliveira, Vinicius Rymsza e Danielle Wilk são os sócios da empresa.
Desde seu início a empresa teve como propósito alicerçar os serviços em conceitos como qualidade técnica e especialização nos segmentos de atuação e na relação de parceria com os clientes. Ao longo de quase duas décadas a empresa tem obtido muito sucesso na prestação de seus serviços, atuando como Atuários Responsáveis Técnicos ou como Auditores Atuariais Independentes para empresas de todo o Brasil, atendendo a clientes em nove estados nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.
Confira abaixo a entrevista realizada pelo Seguro Gaúcho com Éder e Vinícius sobre a Atuária Brasil.
Seguro Gaúcho - O que representa para a Atuária Brasil completar 19 anos de atividade e qual é o significado desse aniversário?
Atuária Brasil/Vinícius Rymsza - Chegar aos 19 anos de existência com vitalidade e em pleno crescimento é uma situação que nos enche de alegria e orgulho. No Brasil, pouco mais da metade das empresas sobrevive após os primeiros 5 anos de existência. Assim, chegar a quase duas décadas com vitalidade, em plena expansão e com diversos projetos de crescimento, é motivo para muita comemoração.
Seguro Gaúcho - Quais são as projeções da Atuária Brasil para 2023?
Atuária Brasil/Vinícius Rymsza – O ano de 2023 será importantíssimo para nossa empresa, pois faremos uma série de investimentos em aspectos que consideramos cada vez mais fundamentais, e que determinarão o nosso crescimento. Será um ano focado em automação de processos, em tecnologia e em investimentos no desenvolvimento técnico e pessoal de nossa equipe.
Seguro Gaúcho - O mercado segurador teve várias modificações nos últimos anos, inclusive a pandemia fez com que ocorressem alterações e isso gerou o aparecimento de novos produtos e/ou fez aumentar a procura por carteiras que antes não estavam em evidência. De que maneira essas tendências impactaram o trabalho atuarial?
Atuária Brasil/Éder Oliveira - De fato, o mercado vem observando uma série de mudanças nos últimos anos. Tanto por fatores de negócios como por influência regulatória, percebemos um grande viés de inovações por parte das companhias, no sentido de oferecer produtos cada vez mais aderentes às novas necessidades dos consumidores.
Este cenário traz oportunidades interessantes aos atuários, no sentido de auxiliar as empresas do setor a formatar estes novos produtos, atuando tanto em sua construção básica, como na gestão de riscos junto aos players do mercado. Cabe salientar aqui a necessidade cada vez maior do alinhamento dos atuários com as estratégias das empresas e necessidade dos executivos de negócios, em especial, de forma a contribuir com os objetivos e demandas comerciais, mantendo um nível de segurança adequado que os resguarde de surpresas.