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Assessorias serão cada vez mais protagonistas do crescimento

04.04.2024 - Fonte: Revista Cobertura

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Companhias reconhecem, cada vez mais, a importância das assessorias no atendimento ao corretor, valorizam seus conhecimentos e dedicação, e mantêm proximidade para crescer ainda mais em 2024

Após um ano de desempenho robusto, o mercado de seguros se prepara para seguir com o objetivo de aumentar o número de brasileiros protegidos por um contrato de seguro.

Partícipe do cenário de crescimento, a Aconseg-SP e as 41 assessorias sob o seu guarda-chuva, estão preparadas para 2024, e a Revista ouviu os parceiros sobre as perspectivas com as assessorias durante o ano.

“As assessorias são muito importantes para a operação da Allianz, sendo uma extensão das nossas filiais. É um canal estratégico para garantir a diversificação e a capilaridade do atendimento comercial a milhares de corretores”, diz Flávio Rewa, diretor Comercial Regional São Paulo-Capital da Allianz Seguros.

Na companhia, a produção das assessorias vem crescendo nos últimos anos e, segundo ele, deve manter o ritmo em 2024. “Entre os produtos que serão o foco da companhia com as assessorias ao longo dos próximos meses, estão Automóvel, Massificados, Linhas Corporativas e Vida”.

Em 2023, a SulAmérica lançou 23 produtos, ou seja, 5,75 vezes mais produtos do que em 2022, conforme Heitor Augusto, diretor Comercial Saúde e Odonto. “Isso significa que estamos buscando oferecer ao mercado as melhores opções de produtos e contamos com essa parceria para que essas novidades cheguem aos beneficiários e aos potenciais novos clientes”.

Por isso, segundo ele, a expectativa é de crescimento. “Valorizamos muito a parceria com as assessorias e vamos manter esse relacionamento pautado em oportunidades para ambos os lados”, acrescenta.

Augusto pontua que, entre os lançamentos realizados pela companhia, um já tem representado alto interesse que está sendo convertido em negócios: o primeiro produto criado exclusivamente para médicos. “O SulAmérica Médicos é uma fusão de plano de saúde e seguro de vida, meticulosamente criado para atender às demandas únicas da categoria em todo o País. Também temos nos empenhado muito no lançamento do Direto Nacional, uma nova linha de planos de saúde com cobertura nacional, porém pensados especialmente para oferecer acesso aos melhores atendimentos possíveis dentro de cada estado com melhor custo benefício”.

“Em 2024, vamos continuar com a consolidada parceria com as assessorias filiadas à Aconseg-SP, relacionamento que mantemos há mais de 20 anos e que vem contribuindo diretamente para a estratégia de negócio da Tokio Marine pois, junto da nossa área comercial, as assessorias desempenham um papel importante para garantir o elo entre a companhia e os corretores, ajudando a disseminar ainda mais a cultura do seguro na sociedade, um dos principais desafios do nosso mercado atualmente”, descreve Alexsandro Priuli, diretor Comercial Varejo SP Capital da Tokio Marine.

O executivo destaca que nos últimos anos tem acompanhado uma significativa mudança no perfil dos consumidores, que passaram a demandar por produtos e serviços cada vez menos burocráticos e mais atrelados à tecnologia. “As assessorias têm nos ajudado em nossa missão de levar conhecimento aos corretores por meio da capacitação profissional”.

Neste ano, além de incentivar a diversificação do mix de produtos comercializados pelas assessorias, a Tokio Marine tem como um dos principais projetos o programa “Juntos e Assessorando”, iniciativa idealizada pela Diretoria Comercial Regional SP Capital e a Aconseg-SP. “O objetivo é aproximar ainda mais a companhia das assessorias. Por meio de reuniões entre o time comercial da Tokio Marine e a Aconseg-SP, nosso intuito é escutar esses importantes parceiros e entender suas necessidades, discutindo melhorias sistêmicas, produtos e capacitação, visando aprimorar cada vez esse relacionamento e a geração de negócios”, descreve Priuli.

Consolidação de um modelo

Na MAPFRE, as assessorias desempenham um papel cada vez maior no ecossistema do canal corretor, por representarem um importante pilar para o sucesso e a eficiência da operação comercial. “Reconhecemos essa importância e, na MAPFRE, passamos a dedicar esforços significativos para estruturar um canal específico, projetado e otimizado para oferecer suporte integral às assessorias e às atividades diárias”, diz Raphael Bauer, diretor comercial do Canal Corretor da MAPFRE.

Segundo ele, esse canal busca tanto apoiar as estratégias estabelecidas, como impulsionar a inovação e a excelência em todo o processo de intermediação de seguros. “Estamos comprometidos em fornecer recursos, orientações e ferramentas especializadas para garantir que nossos parceiros nas assessorias tenham todo o suporte necessário para maximizar o potencial e alcançar os resultados”.

Após o ano de construção em 2023, a companhia está concentrada em consolidar seu modelo de atuação, com ênfase no aumento da ativação de corretores e na ampliação da participação da MAPFRE nesse mercado. “A partir desse canal de diálogo aberto, uma necessidade que estamos avançados em 2024 é que a assessoria possa ter a informação na ponta de toda a carteira de corretores com um simples clique”, acrescenta o diretor da MAPFRE.

Parceria estratégica dentro do Grupo

“A parceria da Bradesco Seguros com as assessorias é muito valorizada na seguradora, por ser estratégica e pela importância na distribuição e atendimento aos corretores”, comenta Leonardo Freitas, diretor Comercial da Bradesco Seguros.

Na Bradesco Auto/RE, são mais de 8 mil corretores atendidos por assessorias e cerca de 21% do volume de negócios. “Por isso, elas são fundamentais na identificação de oportunidades, promoção de nossos produtos e atendimento aos corretores, transmitindo conhecimento e fortalecendo a nossa distribuição. Em 2024 vamos investir ainda mais em ferramentas e melhorias nos sistemas de gestão para que possamos dar mais capacidade às assessorias, possibilitando um trabalho mais efetivo delas, e tudo isso alinhado às nossas estratégias de busca pela principalidade dos corretores”, expõe Freitas.

José Pires, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência, define as assessorias como um importante canal para relacionamento qualificado e em escala com os corretores, tendo papel fundamental na cadeia de distribuição de seguros no País. “Temos dedicado nossos esforços para fornecer soluções a esses parceiros, seja por meio de produtos ou processos, visando fortalecer nossos laços e impulsionar nossas atividades comerciais”.

Ele lembra que as assessorias ainda trabalham majoritariamente com produtos como seguros de Automóveis e planos de saúde, mas há uma demanda crescente pela ampliação desse portfólio de ofertas, com ganho de participação dos seguros de Vida e da Previdência Privada. “Existe uma grande janela de oportunidades para uma abordagem consultiva de soluções de benefícios que contemplem o ciclo completo de vida de cada indivíduo”, menciona Pires.

A perspectiva da Bradesco Saúde é positiva para o mercado e para as parcerias com as assessorias afiliadas à Aconseg-SP. “O plano de saúde alcançou um novo significado para a sociedade, o que representa muitas oportunidades, sobretudo no mercado de São Paulo, que é o mais importante do País”, comenta Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde.

De acordo com ele, a companhia seguirá trabalhando todo o potencial do portfólio, identificando as oportunidades de mercado em parceria com os corretores e as assessorias.

Ampliação da atuação

Atualmente, a seguradora Zurich conta com mais de 80 assessorias parceiras, o que permite à companhia estar presente em 20 estados brasileiros. Em São Paulo, são 19 assessorias já atuando, conforme Alexandre Oliveira, diretor regional São Paulo Capital da Seguradora Zurich.

“Entendemos que o trabalho junto às assessorias, de forma geral, amplia expressivamente nossa atuação, já que as assessorias funcionam como uma extensão das nossas filiais físicas, proporcionando aos corretores maior eficiência na atividade comercial e fazendo com que nossas soluções em proteção cheguem às mais diferentes regiões do país, com um atendimento qualificado e próximo ao consumidor final”, contextualiza Oliveira.

“Em todo o estado de São Paulo, seguiremos ampliando nossa presença geográfica para atender o corretor da maneira como ele preferir, inclusive, por meio das assessorias de seguros, investindo para oferecer aos nossos parceiros corretores e seus clientes a melhor jornada, de ponta a ponta”, acrescenta o diretor da Zurich.

Para Oliveira, o mercado deve ter mais um ano com novidades e desafios. “O seguro para Automóveis ainda é a principal carteira para o corretor de seguros que é focado no varejo, e pretendemos acelerar nossa atuação nesse segmento sobretudo na capital. Mas outras proteções ganham relevância para a diversificação do portfólio do corretor, como os seguros de vida individual, o PME e o seguro residencial”.

“A parceria com as assessorias é fundamental para levar proteção aos clientes de forma geral. Por isso, reforço a importância de se trabalhar a capacitação e o conhecimento das assistências de Lataria e Pintura, e Proteção de Roda, Pneu e Suspensão, assistências fundamentais para a proteção dos clientes e geração de novos negócios para as assessorias em outros ramos de seguros”, comenta Regis Melo, coordenador de Relacionamento Comercial da Maxpar.

Segundo ele, a perspectiva é unir forças para levar aos corretores e corretoras representadas pelas assessorias oportunidades de negócios e, conhecimento. “E, principalmente, aumentar a visão estratégica para soluções no mercado que gerem diferencial competitivo e protegem os clientes segurados”, diz.

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