>

Ao completar 40 anos de existência, C.Josias & Ferrer relembra festa de 21 anos do escritório

27.04.2023 - Fonte: Carlos Josias Menna de Oliveira

Andre1 (1)

A C.Josias e Ferrer Advogados Associados completa este ano 40 anos de existência - neste momento de celebração relembra que ao completar 21 anos proporcionou uma das maiores e mais significativas festas do setor de seguros do rs. Vejamos como foi.

O escritório C. Josias & Ferrer Advogados Associados completa 40 anos de atividade em 23 de agosto de 2023. A excelência dos serviços prestados ao longo de quatro décadas de atuação geraram reconhecimento, prestígio e premiações ao escritório. Seu sócio fundador, Carlos Josias Menna de Oliveira, faz parte da tradição e formação do mercado de seguros e sua notável - título, aliás, que lhe foi concedido em solenidade pelo SINDSEG RS por inciativa do então Presidente Júlio César Rosa - trajetória está alinhada com a própria evolução do Direito do Seguro, cadeira que lecionou por anos na ENS e que lhe valeu um diploma de Honra ao Mérito, mesma honraria que lhe foi concedida pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul via Secretaria de Educação. E para celebrar o aniversário da empresa, é preciso realizar um resgate histórico e relembrar o aniversário de 21 anos do C.Josias & Ferrer Advogados Associados.

Quando estava para completar 21 anos de atividades, que seria em 2004, a empresa mirou homenagear a todos que contribuíram para o seu sucesso e realizou uma festa para celebrar a trajetória. Ao planejar a festividade foi imaginada uma celebração que invocasse sua maioridade, simbolicamente, já que pela lei vigorante ao tempo do planejado contemplava este marco como o da plena capacitação para pessoas físicas. A legislação alterou o marco da capacitatório, mas não desanimou e o aniversário foi amplamente comemorado num dos maiores encontros já vistos no mercado promovido por organização do gênero.

O evento reuniu um número excepcional de pessoas ligadas ao setor de seguros. Compareceram mais de 200 convidados, entre representantes de todas as companhias seguradoras que tinham sede no Rio Grande do Sul, toda a diretoria do Sincor-RS e do SindSeg-RS. Foi um grandioso reconhecimento do mercado "que me surpreendeu”, assegura o advogado. Entre os presentes estavam o Dr. Miguel Junqueira, eterno Presidente do SINDSEG RS; Sérgio Petzhold, não menos eterno e então presidente do Sincor-RS; Jane Manssur, diretora da ENS; e notáveis como Gelson Corbelini, a Diretoria em peso do GBOEX, Gaspar Martins Machado, Brenno Kor, Júlio César Rosa, Claudir Couto, José Dalpiaz, a família Pansera, Luis Osório, Paulo Garcia, Galdino, Paulo Delmar, Auri Rodrigues, Volnei Silva da Caburé Seguros, irmão do Mito LC Silva, o Caburé, e muitos outros, recorda Josias. Jack Suslik Pogorelsky não pode comparecer à festa devido a compromissos profissionais fora do Rio Grande do Sul, mas uma pessoa representou-o no evento. Como forma de reconhecimento o escritório C.Josias & Ferrer entregou uma escultura elaborada pela artística plástica Tina Felice para os homenageados que de uma forma ou de outra contribuíram para o nascimento, criação e formação do escritório, entre os quais Vitctor Kundzin - primeiro sócio de Carlos Josias e quem lhe apresentou Juliano Ferrer, seu sócio até hoje - Dr. Miguel Junqueira, Jane Manssur, Júlio Cesar Rosa, Gelson Corbelini e Jack Suslik Pogorelski.

Confira abaixo texto escrito em 2004 por Carlos Josias Menna de Oliveira em que ele realiza um resgate historio e relembra a trajetória do escritório que ele fundou até aquele dia.

Naquela época o escritório contava com menos de dez funcionários fixos e apenas os sócios eram advogados. Aproximadamente 20 colaboradores - todos advogados - espalhados pelo RS e Brasil - auxiliavam nas tarefas da advocacia, face incontáveis causas espalhadas pelo território Gaúcho e Nacional. Entre tantos nomes Josias aponta carinhosamente os de José Vilmar Pires em Caxias do Sul, provavelmente o primeiro colaborador advogado da empresa, e Rodrigo Cassol Engel, de Santa Maria, provavelmente um dos últimos antes do advento do processo eletrônico que facilitou o manuseio direto de processos e audiências encurtando distâncias. Hoje o escritório conta com uma equipe de 40 funcionários comandada por 5 sócios (além de Josias, Juliano Ferrer, Suellen, Luiz Felipe e Maria Izabel), sendo que a grande maioria destes são advogados e admitidos como tal com Plano de Carreira.

Na ocasião da festividade, circulou o seguinte texto redigido por Carlos Josias.

O escritório teria nascido em agosto de 1983, mas, talvez não fosse exatamente em agosto de 83 que este escritório, realmente, teria surgido.

Talvez o mais correto seja determinar seu marco inicial de vida em novembro de 1970. Na época, Carlos Josias Menna de Oliveira, então com 14 anos, foi levado pela mão de seu pai à ASSICURAZIONE GENERALI DI TRIESTE E VENEZIA, e lá foram dados seus primeiros passos no ramo securitário. Estava recém saindo um pouco da bainha da calça de seu pai, Carlos Maciel de Oliveira, para ser amparado pelo, quase lendário, Cláudio Fernando da Silva, apelidado pelo Caburé, seu irmão, de “sarará”. Alí tudo começou de verdade.

A carreira no ramo de seguros continuou. Os passos seguintes foram dados na VVD VOLKSWAGEN CORRETORA DE SEGUROS LTDA., onde pode conhecer o outro lado em 1974, junto aos hoje amigos Rui Hernandez Bastos e Oswaldo Cardoso, rumando para a PORTO NAZARETH ISA, do não menos lendário Hans Ulrich Tichauer a primeira pessoa que lhe indicou o caminho do direito, como profissão – passando pela PORTO SEGURO CIA. DE SEGUROS GERAIS e, por fim, retornando à casa paterna já nacionalizada, a GENERALI DO BRASIL CIA. NACIONAL DE SEGUROS, dez anos depois, em 1980, encontrando novamente o mesmo Cláudio Fernando da Silva, mas repatriado pelo amigo Júlio Cesar Rosa. Lá permaneceu, após colar grau em 29 de dezembro de 1982, até agosto de 1983. Isso faz 21 anos.

Mas talvez o mais correto, ainda, seria afirmar que o escritório teria nascido já em janeiro de 1983, quando o amigo Júlio Cesar Rosa, saindo da GENERALLI e se instalando na CIA. PAULISTA DE SEGUROS, passou a impingir violenta pressão para que fizesse aquilo que Josias não tinha mais que esperar: advogar! E foi na sala de reuniões da CIA. PAULISTA DE SEGUROS, ao lado da sala do gerente, Julio, que Josias instalou, em agosto de 1983, a primeira “sede” do que hoje existe como C. JOSIAS E FERRER ADOVGADOS ASSOCIADOS.

Mas talvez não seja menos correto afirmar que o nascimento tenha se dado por volta de março de 1983, quando teve a felicidade de reencontrar a Gelson Corbelline, notável figura que, ainda de calças quase curtas, Josias procurava, entre outros, para cobrar a mensalidade do clube da bolinha, quando “boy” da CIA. ITALIANA. Pois Corbellini entendeu de apostar no garoto e colocou em suas mãos uma potência que era a SUL AMÉRICA BANDEIRANTE SEGUROS S/A além de outra empresa não menos potente, a SUL AMÉRICA UNIBANCO SEGUROS S/A.

Nessa época resolveu fazer uma “pós-graduação” diferente e passou 120 dias em São Paulo, nas dependências da SUL AMÉRICA UNIBANCO SEGUROS S/A, conhecendo toda a operacionalidade do jurídico de uma grande seguradora e pessoas incríveis do mercado, como a incansável Dra. Therezinha de Jesus Correa, sem nunca deixar de advogar. Na época, em Porto Alegre, o Carlos Augusto dos Santos Fontes, até há pouco funcionário do escritório, enviava todo o expediente pelo malote e todas as defesas e petições eram elaboradas e retornavam.

Não satisfeito em apresentar Carlos Josias a duas importantes empresas do ramo, Gelso Corbellini passou a ser uma espécie de garoto propaganda do escritório, seguido pelo amigo Julio Cesar Rosa como arautos, até exagerados, da advocacia praticada. Josias nesta época, cada vez mais, se tornava conhecedor do mercado regional e nacional e começou a recepcionar clientes que se empilhavam a partir da CIA. INTERNACIONAL DE SEGUROS, GASPAR LUIZ MACHADO, DR. RICARDO BECHARA. Enfim, chegou à FUNENSEG pela mão da Jane Manssur e foi-se embora.

Não seria exagero dizer que talvez não se saiba mais quantas cias. e quantas corretoras de seguro foram defendidas pelo escritório nestes 21 anos, contando com as que hoje ainda são patrocinadas. Algumas, além das já citadas inclusive muitas delas não são mais existentes, com sério risco de esquecimento ou até de grifar com erro a razão social foram sendo conquistadas ao longo de 1983 a 1991, nos primeiros oito anos, na virada

para a última década antes do ano 2000, como por exemplo: CIA. ADRIÁTICA DE SEGUROS GERAIS, AJAX CIA. NACIONAL DE SEGUROS, MONARCA CIA. DE SEGUROS, ANCORA CIA. DE SEGUROS, ROYAL, BBM CIA. DE SEGUROS DA BAHIA, BANORTE CIA. DE SEGUROS GERAIS, INTERCONTINENTAL CIA. DE SEGUROS GERAIS, AIG UNIBANCO SEGUROS, NOVO HAMBURGO CIA. DE SEGUROS GERAIS, SANTA CRUZ CIA. DE SEGUROS GERAIS, CABURÉ SEGUROS, SMJ Corretora de Seguros, VVD Volkswagen Corretora de Seguros, etc.

Também não estaria errado se fosse dito que o escritório também tivesse nascido quando em 1990, o Jack Suslik Pogorelsky contatou para, logo a seguir, ser alcançado o patrocínio da PORTO SEGURO CIA. DE SEGUROS GERAIS, um sonho, pois Carlos Josias havia trabalhado naquela empresa hoje dirigida e conduzida por outro seu amigo, o Claudir, que viu o

escritório engatinhar na SUL AMÉRICA BANDEIRANTE S/A e tomar um pouco de fôlego na CIA ADRIÁTICA DE SEGUROS GERAIS. Dalí pra frente uma nova recepção quase que incalculável de clientes, seguradoras e corretoras chegou até o ano 2000. Dentre elas, AGF BRASIL SEGUROS S/A, MERIDIONAL CIA. DE SEGUROS GERAIS, OCEÂNICA CIA. NACIONAL DE SEGUROS, BOZANO SIMONSEN SEGUROS S/A, CIA. EXCELSIOR DE SEGUROS, TÓKIO MARINE BRASIL SEGURADORA S/A, KORR CORRETORA DE SEGUROS LTDA., SVS CORRETORA DE SEGUROS LTDA., ALLIANZ CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROS LTDA.. Sem contar as parcerias estabelecidas para atendimentos especiais a seguradoras, como TREVO SEGURADORA S/A, CIA. DE SEGUROS MINAS BRASIL, etc.

Talvez não se estivesse errando, também, se fosse dito que o escritório, de 90 rumo ao ano 2000, especialmente, cujo o crescimento o elevou à condição de empresa, tivesse nascido de forma efetiva ou se tornado grande realmente quando, em 1994, a ele se juntou Victor Kundzin Jr., que recentemente, seguindo “carreira solo”, deixou o escritório, mas dele se reteve uma herança orgulhosa de sua importância decisiva para o desenvolvimento da empresa.

Também não se estaria errando se fosse dito que o escritório nascia, ao menos para atingir a maioridade, agora festejada, quando em cinco de julho de 1999, a ele se juntou Juliano Rodrigues Ferrer, experiente advogado do mercado, que já havia se tornado conhecido ao defender seguradoras como a ICATU, a NOVO HAMBURGO, a SANTA CRUZ, o IRB, a INTERNACIONAL e a MONARCA, entre outras, ilustre professor da FUNENSEG.

Na verdade, espera-se que não se esteja errando, se hoje, 2004, dia de completar 21 anos, esteja, o escritório C. Josias & Ferrer Advogados Associados, mais uma vez, nascendo para um futuro ainda melhor. Até porque juntou-se aos outros clientes, neste novo século e milênio, empresas do porte da FEDRIZZI SEGUROS, CONFIANÇA CIA. DE SEGUROS, HANNOVER INTERNACIONAL SEGUROS S/A, INDIANA SEGUROS S/A e da ITAÚ SEGUROS S/A novamente o Jack no caminho do escritório, tudo porque amigos como os citados, e tantos quantos estão aqui ou não puderam vir, sempre foram os maiores publicitários do escritório!

Por isso hoje, em mais um começo, nascendo mais uma vez ao mesmo tempo que comemora seus 21anos de existência, o escritório C. Josias & Ferrer Advogados Associados, recebe os amigos para juntos poderem brindar. Pessoas que foram e são importantes para o passado e para a continuidade desta empresa. Esta noite é festejado o sucesso de todos. A parceria. O mercado de seguros e todo o ramo jurídico enfim. Dia 17 de agosto de 2004 entra para a memória por todo o carinho que será trocado esta noite. Fazer nascer, quem sabe, mais 21anos de alegria, felicidade, sucessos, trabalho, justiça e confraternização para todos.

Notícias Relacionadas