Antônio Alvarenga: há 48 anos atuando intensamente no setor de seguros
22.11.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
Engajamento, vitalidade, determinação, empatia e capacidade de aglutinar pessoas são algumas de principais características do corretor de seguros Antônio Augusto Alvarenga. Conselheiro Fiscal do Sincor RS e subdelegado da Delegacia Fronteira Oeste/Argentina da Entidade, Alvarenga é bastante conhecido no segmento. Na noite de 19 de novembro, ele esteve presente ao jantar de confraternização em Uruguaiana (RS), que foi promovido pela Delegacia do Sincor RS na região. Conheça um pouco mais sobre sua trajetória profissional.
Há 48 anos atuando no setor de seguros, ele acumulou vivencias e possui uma longa história que teve início em setembro de 1974 na Itaú Seguros. No decorrer da atividade, Alvarenga foi promovido a coordenador de vendas e posteriormente a gerente comercial. Ao exercer a gerencia comercial, também acumulou a função de instrutor de formação profissional. Atuou na região da fronteira oeste e nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre. Mas em determinado momento ele fez uma alteração significativa em sua carreira, embora tenha permanecido no mesmo ramo.
O ano era 1992 e Alvarenga deixou para trás a Seguradora Itaú e passou a trabalhar como corretor de seguros. Na época, ele e um colega fundaram em Santa Maria a corretora Universitária Seguros. Os anos passaram e graças ao trabalho sério e dedicado, Alvarenga foi consolidando sua carreira. A experiência acumulada em décadas permite ao corretor avaliar o setor projetando seu futuro. “O mercado de seguros fica mais promissor a cada ano com o surgimento de novas tecnologias que geram novas expectativas aos corretores e atraem mais candidatos para atuar na corretagem e administração de seguros”, enfatiza.
Alvarenga sempre teve plena consciência da importância do Sincor RS para a categoria e assim que passou a atuar como corretor ele tratou de filiar-se ao Sindicato: “ingressei no Sincor RS em 1992 e fui delegado da Entidade na região Fronteira Oeste/Argentina de 2005 a 2020. A função agregadora do Sindicato é de vital importância para nossa categoria, tanto que aconselho todos os corretores a filiarem-se, pois eles contarão com diversos benefícios”.
Aos profissionais mais jovens que almejam construir uma carreira na corretagem de seguros, Alvarenga deixa um conselho baseado em sólidos valores que sempre estiveram presentes em sua trajetória: “é preciso trabalhar com seriedade e transparência, pois só assim aumentaremos nosso cadastro de clientes. O corretor jamais deverá esquecer que ele lida com a vida e o patrimônio das pessoas”.