ANS reformula sua Carta de Serviços ao Cidadão
19.09.2016 - Fonte: ANS
Quando se fala de saúde suplementar é possível levantar uma série de pontos de interesse da população beneficiária de planos de saúde e das operadoras e prestadores de serviços de assistência médica. Como órgão regulador, compete à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orientar os diversos públicos do setor, sendo fundamental a transparência na troca de informações com a sociedade. Dessa forma, a Agência promoveu melhorias em sua Carta de Serviços ao Cidadão, disponível em seu portal na Internet. Além da inclusão de novos serviços, a ferramenta passa a permitir que a população deixe registrada a sua avaliação sobre o esclarecimento prestado no tópico pesquisado. Com o levantamento de opinião, a entidade poderá rever a forma como as suas informações são passadas aos públicos-alvo, tornando os processos mais eficientes e colaborando para futuras pesquisas de satisfação realizadas pela Agência. A ANS foi a primeira agência reguladora a produzir uma Carta de Serviços navegável, ou seja, disponível na internet. Isso foi em 2010, pouco depois da ferramenta ser instituída pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Decreto nº 6.932/2009). Hoje, a Carta possui 77 serviços para o público externo. A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar à sociedade os serviços prestados por órgãos ou entidades públicas, bem como as formas de acesso a esses serviços e seus respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. Isso antes mesmo de se estabelecer um contato telefônico ou presencial, o que representa ganho de tempo para a população.