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Ambiente de negócios para seguradoras segue desafiador em 2023, afirma presidente da Sompo Seguros

26.12.2022 - Fonte: Sonho Seguro

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Alfredo Lalia Neto, presidente da Sompo Seguros, fala sobre os desafios enfrentados pelo mercado segurador em 2022 e dos que estão na pauta do setor para 2023. “Infelizmente, muitos dos fatores que exerceram influência negativa e tornaram o ambiente mais desafiador ainda não foram solucionadas. As expectativas são de que o PIB brasileiro aponte para o crescimento a partir de 2023. Já a própria necessidade de dinamizar a economia vai abrir espaço para medidas de fomento para projetos de infraestrutura, logística, energia e construção civil; que podem aquecer a economia e trazer novas oportunidades de negócios no segmento de seguros. Por isso, acredito que o ambiente de negócios vai seguir de uma maneira que o setor de seguros vai, mais uma vez, demonstrar competência e seriedade para ser bem sucedido nas oportunidades que virem a surgir”, disse ele ao Sonho Seguro.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

Chegamos ao final de um ano desafiador para o país. Como foi para a empresa?

O ano de 2022 foi desafiador o setor de seguros brasileiro e global sob diversos aspectos. O conflito entre Rússia e Ucrânia, os fenômenos climáticos e as eleições em nosso país foram alguns dos fatores que exerceram uma certa pressão sobre a economia e fizeram o mercado segurador focar bastante nos aspectos relacionados à gestão e subscrição de riscos, bem como nas estratégias de resseguro. Mesmo assim, o setor de seguros fez a sua parte e apresentou crescimento.

Tratando especificamente da Sompo Seguros, foi um ano de grandes transformações. Concluímos o processo de venda da Sompo Saúde para a SulAmérica e estabelecemos o acordo de venda da nossa Linha de Varejo para a HDI. Isso vai nos permitir num futuro próximo estabecer foco em ramos em que já temos expertise e condições importantes de vantagem competitiva frente à concorrência.

Além disso, trabalhamos fortemente junto ao mercado para esclarecer essas mudanças e as estratégias da companhia. Com isso, tanto eu quando os demais executivos da companhia participamos de diversos encontros com representantes de entidades e corretores de seguros de todo o País.

No quesito relacionamento, um aspecto importante é que nossas equipes comerciais também vem trabalhando substancialmente junto aos parceiros corretores de seguros com o objetivo de fomentar negócios e incrementar a nossa participação em diferentes regiões do país. Eu mesmo visitei as nossas operações e estive em encontros organizados para apresentarmos os planos da companhia e o potencial de oportunidades de negócios em cada localidade. E isso, aliado ao trabalho das nossas equipes das filiais, resultou no aumento da participação da companhia em mercados locais ou no aumento de market share em determinados ramos em mercados regionais, haja vista o crescimento de 32,6% de nossa filial voltada especificamente a negócios de Seguros Corporativos no Norte e Nordeste do País referente ao período de janeiro a outubro de 2022.

Já em Minas Gerais, a Sompo Seguros registrou um aumento de 35,6% nos Prêmios Emitidos desse mesmo período e deve fechar o ano em posições de destaque nos rankings estaduais para produtos como Transporte, Benfeitorias e Penhor Rural e Compreensivo Empresarial. Vale considerar que, em âmbito nacional, só até o mês de Outubro de 2022, a Sompo Seguros registrou mais de R$ 3,2 bilhões em Prêmios de Seguros, o que representa um crescimento de cerca de 23%.

E as parcerias com insurtechs?

Na Sompo Seguros, nossas equipes técnicas e nossa área de Inovação acompanham as tendências e trabalham traçando cenários que nos permitem implementar novidades que venham a agregar valor no uso do seguro e experiência do cliente junto à seguradora. Implementamos recentemente uma série de ferramentas que trouxeram uma nova dinâmica nos processos de subscrição, análise, regulação de sinistro e atendimento 24 horas.

Por exemplo, a Sompo Seguros desde 2020 já realiza a Vistoria de Campo Mobile, um serviço de vistoria de sinistro por meio do qual o perito de campo vai até a propriedade, preenche e envia o laudo via tablet ou aparelho celular, utilizando recursos de geolocalização e imagens via satélite.

Esse é um dos processos que conferiu mais agilidade e comodidade ao segurado, além de mais confiabilidade nas informações prestadas. Vale ressaltar que nosso foco principal é o cliente. Todo e qualquer produto ou serviço existe ou será lançado para atender ao cliente.

Quais segmentos mais se destacaram?

O crescimento da companhia foi potencializado pelo excelente desempenho em alguns ramos, como o de Transporte, por exemplo, que é o segmento em que a companhia mantém a liderança nacional desde 2017. Até outubro desse ano, nossa carteira de Transportes evoluiu 42% e totalizou R$ 638 milhões em Prêmios Emitidos.

Já em Benfeitorias e Penhor Rural, que são ramos em que estamos entre as três seguradoras mais expressivas do mercado, acumulamos R$ 237 milhões em Prêmios Emitidos e 43% de crescimento no período. Até o segmento de Seguro Rural, que é um ramo em que investimos a partir de 2019, temos alcançado boa aceitação. E isso nos permitiu um crescimento de 36% e R$ 84 milhões em Prêmios Emitidos até outubro deste ano.

2023 promete ser novamente desafiador. Quais as suas expectativas para o setor de seguros?

Infelizmente, muitos dos fatores que exerceram influência negativa e tornaram o ambiente mais desafiador ainda não foram solucionadas. A guerra entre Rússia e Ucrânia, por exemplo. Acima do aspecto econômico, é uma questão humana que precisa ser logo resolvida. Cada novo dia de conflito tem uma repercussão muito séria na vida das pessoas diretamente afetadas por aquela situação.

Já em termos do setor de seguros brasileiro, teremos, sim, alguns desafios. Mas como já acabaram as eleições e a Copa do Mundo, nosso segmento encontra um cenário mais favorável do que o observado em 2022. A cadeia produtiva do seguro no Brasil é muito engajada na entrega de resultados. Tanto é que não houve recessão ou pandemia que fizesse nosso segmento registrar resultados negativos nos últimos 28 anos, pelo menos. As expectativas são de que o PIB brasileiro aponte para o crescimento a partir de 2023.

Já a própria necessidade de dinamizar a economia vai abrir espaço para medidas de fomento para projetos de infraestrutura, logística, energia e construção civil; que podem aquecer a economia e trazer novas oportunidades de negócios no segmento de seguros. Por isso, acredito que o ambiente de negócios vai seguir de uma maneira que o setor de seguros vai, mais uma vez, demonstrar competência e seriedade para ser bem sucedido nas oportunidades que virem a surgir.

Como a Sompo Seguros se prepara para fazer a diferença para corretores e clientes em 2023?

Até a conclusão do processo que envolve a venda da Linha de Varejo para a HDI, seguimos da mesma forma, fomentando negócios tanto nos ramos massificados quanto nos Corporativos. Recentemente implementamos tecnologias e lançamos campanhas de incentivo que trouxeram mais oportunidades de negócios para nossos parceiros corretores de seguros que atuam em ramos massificados. Por isso, como já adiantamos em muitos fóruns ao longo de 2022, esse parceiros de negócios podem seguir contando com a equipe da Sompo Seguros.

Já na área de Seguros Corporativos, recentemente, a Sompo Seguros alinhou os apetites de risco e as oportunidades em seguros e resseguro com a Sompo International, que está de olho na captação de negócios no Brasil. Isso nos coloca em uma posição de vantagem competitiva em termos de capacidade de subscrição de riscos e nos permite estruturar modelos de contrato que venham a atender às diferentes particularidades de cobertura dos clientes em segmentos como Automotivo, Logística, Energia, Mineração, Varejo, entre outros.

Além da estratégia de se valer de nossa expertise em gerenciamento de riscos, vamos seguir trabalhando para a entrega de qualidade superior que nos fez líder no segmento de Transporte, mas também investir em novas soluções para conquistar market share em ramos como Garantia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Property, Responsabilidade Civil e Agronegócio. Entre as medidas para 2023, prevemos a expansão do portfólio de seguros corporativos e a atuação forte de nossas equipes comerciais.

A ideia é alcançarmos um crescimento anual entre 20% e 25% e, em cerca de quatro anos, atingirmos a marca de R$ 4 bilhões em Prêmios Emitidos só em produtos corporativos.

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