Alerta: apenas 18% dos corretores de seguros iniciaram processo de recadastramento
02.08.2017 - Fonte: CQCS
Após quase dois meses do início do prazo para o recadastramento, apenas 12 mil corretores de seguros pessoas físicas atenderam a determinação contida na Circular Susep nº 552, de 17 de maio, dando início à atualização de seus dados cadastrais junto ao órgão regulador. Esse número representa apenas 18% dos 70 mil profissionais que atuam no País.
Diante da baixa adesão, o IBRACOR e o Sincor-SP alertam os profissionais para não deixarem o processo para última hora. Isto, porque a demanda de pedidos se tornará significativa e o sistema utilizado pela Susep poderá apresentar alguma dificuldade na transmissão digital de dados e de documentos. O prazo final para recadastramento dos profissionais pessoas físicas é no dia 30 de setembro.
O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, reforça que a falta de cumprimento dessa obrigatoriedade poderá resultar no cancelamento do registro profissional do corretor de seguros. “É muito arriscado deixar para fazer o procedimento de última hora. Podem surgir exigências, erros no sistema, entre outras questões que prejudiquem os profissionais. E, caso não consigam fazer, haverá consequências determinantes nos negócios desses corretores”, afirma Camillo.
Quem não obedecer à obrigatoriedade, a partir de 1º de outubro estará em situação de “suspensão de registro”, inabilitado a intermediar novos contratos de seguros ou ser corretor responsável de sociedades corretoras de seguros.
Os corretores que estiverem atualmente com registro suspenso, seja a pedido ou por incidência de sansão administrativa, também devem efetuar o recadastramento, permanecendo, no entanto, o status de “suspensão”, enquanto perdurar o motivo que originou tal condição.
Após dar início ao processo, o corretor deve acompanhar a tramitação das fases do recadastramento pelo site da Susep, atendendo as exigências, para finalizar o pedido. Até o momento, dos corretores que iniciaram o procedimento, mais de 2,5 mil profissionais não finalizaram o pedido.
Para auxiliar em todo o processo, o Sincor-SP disponibiliza a Central de Recadastramento. Para atendimento por telefone, basta ligar no (11) 3188-5055 e, para auxílio presencial, o corretor deve agendar horário nas Regionais da entidade, espalhadas por todo o Estado de São Paulo.