Alba Seguradora une inovação digital e visão de nova liderança para expansão de mercado
19.03.2024 - Fonte: Insurtalks
Desde sua fundação em 1870, a Alba Seguradora, anteriormente conhecida como Companhia de Seguros Aliança da Bahia, tem uma história pautada na união firme entre tradição e inovação. Com uma trajetória que remonta à época do Império, sob a sanção de D. Pedro II, a Alba testemunhou a evolução do Brasil e participou ativamente na moldagem do mercado de seguros com iniciativas pioneiras. Hoje, após 154 anos de operação, a companhia embarca em um novo capítulo de sua história, baseado em uma reestruturação interna abrangente, que inclui mudança de nome, rebranding, um novo sistema operacional e a chegada de um novo CEO.
A história da Alba e sua contribuição para o Mercado de Seguros
A Alba teve diversas ações em prol da inovação na sua história. Um dos mais marcantes foi o de ser a garantidora da hidrelétrica Itaipu, a maior das Américas. Sua história é pontuada por parcerias estratégicas, como a sociedade com o Banco do Brasil na criação da Brasilcap e a Aliança do Brasil, reforçando sua posição como uma instituição com profundo conhecimento do mercado nordestino e brasileiro.
Rebranding e expansão
A transformação da Companhia de Seguros Aliança da Bahia em Alba Seguradora simboliza uma nova fase de adaptação e crescimento. Esse rebranding reflete a missão da empresa de democratizar o acesso aos seguros, com soluções simples, ágeis e transparentes, aproveitando sua solidez histórica para atender às necessidades contemporâneas dos clientes. Por mais de uma década, a venda de novas apólices da seguradora foi interrompida – no segmento, o foco da companhia se restringiu à gestão da carteira já existente. Depois de seis meses de retomada da operação da Alba (ocorrida em junho de 2023), os contratos firmados garantem prêmios que somam R$136 milhões nos segmentos de garantia estendida e prestamista, e R$144 milhões no de vida.
Expansão das operações e inovação digital
A companhia está ampliando suas operações com 10 linhas de negócios de seguros e capitalização, através da BrasilCap. Na operação digital, criaram, desenvolveram e implementaram soluções customizadas de proteções de seguros massificados e aderentes aos negócios de plataformas online.
A chegada do novo CEO
Marcando a retomada enfática no setor de seguros, Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho, conhecido como Beto Trindade, assume a posição de CEO da Alba Seguradora. Trindade traz mais de quatro décadas de experiência no ramo de seguros, com um histórico de liderança que promete direcionar a Alba rumo a um futuro de sucesso e inovação. A chegada de Trindade à companhia integra o plano estratégico elaborado com a consultoria E&Y para que, nos próximos anos, a Alba se torne uma das líderes nos segmentos em que atua.
Equilíbrio entre inovação e solidez histórica posiciona a Alba como uma seguradora pronta para o futuro
A Alba Seguradora, ao longo de seus 154 anos, além de ter sobrevivido às transformações históricas e econômicas do Brasil, também se adaptou e prosperou, mantendo-se relevante através de constante inovação. A recente reestruturação e modernização da empresa, sob a nova liderança de Beto Trindade, reposicionam a Alba demonstrando sua capacidade de adaptação e seu ímpeto inovador para transcender as expectativas tradicionais do mercado. Essa proatividade é evidenciada pelo desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas avançadas, que prometem otimizar seus processos e transformar a maneira como suas apólices são percebidas e contratadas. Esse equilíbrio entre inovação e solidez histórica posiciona a Alba como uma seguradora pronta para o futuro.