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Akad Seguros aprimora tecnologia para alavancar parcerias e entrar no clube do bilhão

17.06.2024 - Fonte: Akad Seguros

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Em 2022, a seguradora registrou receitas de vendas de R$ 420 milhões e no primeiro trimestre deste ano já chegou a R$ 670 milhões. A meta é entrar para o clube do bilhão em 2024

A Akad Seguros quer diversificar o portfolio de produtos, que tem o seguro de transporte como a principal fonte de renda, responsável por 50% das vendas, seguido por 25% de seguros de responsabilidade civil e 25% de seguro garantia. Há dois anos, quando a GP Investimento comprou a então Argo Seguros por R$ 160 milhões, referência em tecnologia em seguros e venda de apólices via plataforma digital de responsabilidade civil e bike, a participação de transportes era 60%.

Desde então, com aporte de tecnologia, o braço de seguros do grupo GP avança. Em 2022, a seguradora registrou receitas de vendas de R$ 420 milhões e no primeiro trimestre deste ano já chegou a R$ 670 milhões. A meta é entrar para o clube do bilhão em 2024. Já é a maior seguradora do país na emissão de seguros de erros e omissões, com uma carteira liderada por médicos, a quinta em responsabilidade civil de administradores, conhecida como Directors & Office, e a terceira em seguro de transportes.

“Crescemos em outras linhas de negócios aportando tecnologia e inovação aos produtos e na operação para facilitar a vida dos parceiros e corretores e beneficiar os clientes finais com um atendimento mais focado em seguros sob medida. Acreditamos que no final deste ano teremos um portfolio mais diverso com o crescimento das vendas de produtos como garantia e riscos financeiros no segmento corporativo e proteção para bike e cyber no segmento massificado”, conta o CEO Danilo Gamboa.

Neste ano, a seguradora faz a sua estreia em seguro de vida e promete lançar produtos para parceiros de negócios, principalmente para empresas que querem levar o seguro para seus clientes, como a Stone, varejistas, bancos digitais e financeiras, bem como para 12 mil corretores de seguros com quem realiza negócios. “Estamos investindo pesado em tecnologia para criarmos soluções sob medida para nossos parceiros. E o resultado já aparece, com 100% de crescimento em parcerias em 2023”, contou.

Gamboa destaca o crescimento do seguro garantia. “Há uma grande oportunidade de mercado em garantia judicial. Nossos parceiros podem cotar e emitir remotamente a apólice, o que agiliza a solução ao cliente”, diz, citando que fornecedores precisam apresentar um seguro garantia para participar de licitações públicas. “A agilidade na entrega é vital para que este cliente possa confirmar sua participação na concorrência”, acrescenta. Segundo ele, a operação é 100% digital de ponta a ponta, com um trabalho sincronizado de todas as áreas da empresa, do time de tecnologia até as áreas de negócios e comercial.

Outra aposta da Akad está no seguro de bicicletas. “As apólices contêm uma gama de assistências desenhadas ao perfil de cada segurado: reparos, regulagem de freio, trocas de peças e um serviço de transporte para o hospital ou residência, em caso de acidentes”, diz. Segundo previsões da Abraciclo, a produção de bicicletas deverá alcançar 360 mil unidades em 2024, um volume 21,2% inferior na comparação com 2023, consequência da mudança do mercado que exige, cada vez mais, produtos de maior valor agregado da indústria.

Gamboa está otimista com o avanço do setor de seguros em geral, que ingressa agora no uso da Inteligência Artificial Generativa. “Poder ofertar um produto sob medida e moldar a operação de acordo com as necessidades de cada parceiro ajuda a alavancar parcerias e massificar a oferta”, diz. A seguradora, porém, mantém o atendimento e as cotações de grandes riscos personalizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

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