Publicidade


Seguro rural alia-se à irrigação na proteção de lavouras gaúchas

Os produtores de grãos no Rio Grande do Sul estão investindo fortemente em sistemas de irrigação e na agri ...



Geral
24 de janeiro de 2017

Os produtores de grãos no Rio Grande do Sul estão investindo fortemente em sistemas de irrigação e na agricultura de precisão para controlar as imprevisibilidades climáticas. Na última grande estiagem no Estado, no ano de 2012, lavouras como as de soja e de milho foram duramente afetadas pela falta de chuvas, com perda de mais de 40% da safra e bilhões de reais em prejuízos econômicos. Estima-se que atualmente, cerca de 180 mil hectares de lavouras das culturas de sequeiro sejam irrigadas em solo gaúcho.

No entanto, apesar deste investimento, os produtores ainda estão vulneráveis e precisam se preocupar com outros problemas que o clima pode trazer. Mesmo com a solução para a seca, a incidência de granizo, por exemplo, pode afetar a produção e gerar perdas aos produtores. Neste ponto entra a importância do seguro rural para garantir uma proteção completa. "O grande risco de uma lavoura irrigada ainda é a questão do granizo. O produtor acaba fazendo grandes investimentos em tecnologia e por isso é fundamental que ele possa aumentear a segurança para não correr riscos", destaca Otavio Simch, especialista em seguro rural e diretor da Tovese Corretora de Seguros.

A empresa, com mais de dez anos no mercado, sendo a pioneira neste setor, estará presente em Santo Ângelo (RS); no próximo dia 27 de janeiro, no Tour Verde Amarelo, organizado pelo Clube de Irrigação, que é composto por empresas e entidades do setor agrícola, ficando a disposição dos produtores para explicar a importância e quais são as tendências e cenários para o seguro rural no Brasil. O evento ocorre na A J Moreno, no município.

Simch salienta que o seguro privado ofertado pela Tovese pode cobrir até R$ 4 mil nas perdas na cultura do milho e R$ 3 mil no caso da soja irrigada, valor maior, por exemplo, do que os dos seguros públicos oferecidos no mercado.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


sompo-reforca-parceria-com-corretores-em-encontro-no-rio-grande-do-sul
Sompo reforça parceria com corretores em encontro no Rio Grande do Sul

Evento em Porto Alegre reuniu executivos e parceiros para discutir cenário regional, inteligência artifici ...


mag-seguros-e-reconhecida-como-a-melhor-empresa-para-trabalhar-no-brasil-pelo-gptw-2026
MAG Seguros é reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo GPTW 2026

Cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo; reconhecimento destaca a percepção dos colaboradores e ...


capemisa-esta-entre-as-melhores-empresas-para-trabalhar-no-brasil
CAPEMISA está entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil

Reconhecimento nacional do GPTW se soma aos rankings conquistados pela Companhia no Rio de Janeiro e na Am ...









topo