Publicidade


Ladrões usam “dispositivo misterioso” para roubar carros “sem chave”

O National Insurance Crime Bureau, dos Estados Unidos, que luta contra fraudes em seguros, descobriu um mé ...



Geral
12 de dezembro de 2016

O National Insurance Crime Bureau, dos Estados Unidos, que luta contra fraudes em seguros, descobriu um método usado por ladrões para roubarem um número significativo de carros de diversas fabricantes. Usando o que é por ora chamado de “dispositivo misterioso”, a pessoa captura o código da chave e libera o acesso ao veículo. Quando equipado com partida por botão, o veículo pode ser ligado e levado pelo bandido.

Eles conseguiram um destes aparelho de “um especialista de segurança em uma empresa em outro continente”. Ele é dividido em duas partes. Uma detecta o código da chave, e precisa estar a uma curta distância para funcionar. A outra transmite a informação para o veículo. Teoricamente, o equipamento foi feito para fabricantes e empresas de segurança checarem a vulnerabilidade dos sistemas de travas e alarmes.

O aparelho foi testado em 35 veículos novos e usados de diversas fabricantes. Em 19 casos, os investigadores destravaram os carros, e 18 deles foram ligados. Em 12, os pesquisadores conseguiram ligar o motor e desligá-lo com o sistema, sem nenhuma dificuldade. Apenas quatro modelos da Chevrolet, modelo 2017, ficaram imunes.

De qualquer forma, eles admitem que o teste não é científico. Outras versões mais novas do aparelho podem ser mais eficientes e funcionar em outros veículos.

Um outro time de pesquisadores descobriu um sistema similar que funciona em cerca de 100 milhões de veículos do grupo Volkswagen. Eles descobriram que a Volkswagen usa apenas 4 chaves de criptografia para seus veículos.

“Agora sabemos como o dispositivo funciona”, disse Joe Wehrle, presidente do NICB. “Talvez não funcione em todos os modelos e fabricantes, mas certamente em número suficiente para os ladrões focarem e levarem com certa facilidade.”

O único jeito de prevenir ou evitar esta ação nos carros atuais seria impedir que os ladrões obtivessem a encriptação das chaves, mas o NICB sugere apenas táticas simples. Por exemplo, não deixar objetos de valor no interior ou à vista dos ladrões e ficar de olho em pessoas suspeitas.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.


sincor-rs-reune-direcao-de-hdi-e-porto-em-forum-regional-de-seguros-na-capital
Sincor-RS reúne direção de HDI e Porto em Fórum Regional de Seguros na Capital

Edição especial do evento teve painéis sobre mudanças tributárias, inteligência artificial e novas legisla ...









topo