Publicidade


Mercado prevê queda maior do PIB

Queda é estimada em 3,05% este ano e em 1,51% em 2016. Inflação superará meta nos dois anosA estimativa do ...



Geral
5 de novembro de 2015

Queda é estimada em 3,05% este ano e em 1,51% em 2016. Inflação superará meta nos dois anos

A estimativa do PIB teve uma nova revisão, sendo rebaixada para 3,05% de queda. Antes, a taxa projetada era de um PIB 3,02% menor neste ano. Também foi ampliada a expectativa de retração do PIB em 2016: de 1,43% para 1,51%. Na avaliação do mercado financeiro, a produção industrial deve apresentar retração de 7%, este ano. Em 2016, projeção de queda da indústria ampliou-se de 1,5% para 2%.

Ao lado da recessão da economia, há avanço da inflação acima da meta, este ano. A meta é 4,5%, com limite superior de 6,5%. Para o mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi ajustada de 9,85% para 9,91% este ano e, para o próximo ano, a expectativa é que a inflação fique abaixo do limite superior, mas ainda distante do centro da meta, em 6,29%. Na semana passada, essa projeção estava em 6,22%.

O BC busca, via taxa básica de juros (Selic); regular o comportamento da inflação: em razão disso, a taxa alcança hoje 14,25% ao ano. Para as instituições financeiras, a Selic deve permanecer em 14,25% ao ano até o fim de 2015, mas essa projeção deve cair para 13% em 2016.
A projeção mediana (desconsiderados os extremos da estimativa) para o fim de 2016 é esperada em 13% ao ano.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


circuito-da-longevidade-bradesco-seguros-chega-pela-primeira-vez-a-manaus-e-encerra-temporada-de-2026
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros chega pela primeira vez a Manaus e encerra temporada de 2026

Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.









topo