Publicidade


CNSP referenda, com alterações, Resolução 325/15

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) referendou, com alterações, a Resolução 325/15. Foram manti ...



Geral
4 de agosto de 2015

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) referendou, com alterações, a Resolução 325/15. Foram mantidos os limites máximos para transferência de riscos de seguradoras ou ressegurado rãs locais para empresas sediadas no exterior, que sejam ligadas ou pertencentes ao mesmo conglomerado financeiro: 20% (até 31 de dezembro de 2016); 30% (2017); 45% (2018); 60% (2019); e 75% (a partir de 2020).

Contudo, a norma exclui da aplicação desses limites máximos os ramos garantia, crédito à exportação, rural, crédito interno e riscos nucleares, para os quais ficam permitidas cessões em resseguro ou retrocessão para empresa ligada ou pertencente ao mesmo conglomerado financeiro sediada no exterior, observadas as demais exigências legais e regulamentares.

De acordo com a resolução, são consideradas empresas ligadas ou pertencentes a um mesmo conglomerado financeiro o conjunto de pessoas jurídicas relacionadas, direta ou indiretamente, por participação acionária de 10% ou mais no capital, ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial.

Além disso, sem prejuízo das atribuições do órgão fiscalizador, os comitês de auditoria das seguradoras e das resseguradoras locais, bem como seus auditores independentes, deverão verificar o cumprimento desses dispositivos e indicar expressamente o resultado por meio de relatório circunstanciado sobre o descumprimento de dispositivos legais e regulamentares.

O texto estabelece ainda que a seguradora deverá contratar obrigatoriamente, no mínimo, os seguintes percentuais de cessão de resseguro para resseguradores locais a cada contrato automático ou facultativo: 40% (até 31 de dezembro de 2016); 30% (2017); 25% (2018); 20% (2019); e 15% (2020).

Também foi referendada, sem alterações, a Resolução 323/15.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


circuito-da-longevidade-bradesco-seguros-chega-pela-primeira-vez-a-manaus-e-encerra-temporada-de-2026
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros chega pela primeira vez a Manaus e encerra temporada de 2026

Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.









topo