Publicidade


Programa Porteiro Amigo do Idoso capacita profissionais no País

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais rapidamente envelhece no mundo. Segundo dados da Pesquisa Na ...



Geral
22 de junho de 2015



Atualmente, o Brasil é um dos países que mais rapidamente envelhece no mundo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, o País terá, até 2050, 64 milhões de habitantes com mais de 60 anos, o que corresponderá a 30% da população. Preparando-se para este cenário, a Bradesco Seguros​,​em parceria com instituições estaduais, treinam profissionais para lidar com essa faixa etária crescente através do programa de capacitação “Porteiro amigo do idoso”.

O objetivo do Programa é fazer com que os porteiros possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. “Aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público”, destaca Eugênio Velasques, Diretor da Bradesco Seguros.

Mais de 900 profissionais já foram capacitados pelo curso que tem a orientação do pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York e ex-coordenador de programas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

​ ​Hoje consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade, Kalache participou, em 2008,​​ da pesquisa realizada pela OMS com cerca de 1.500 cidadãos longevos e 750 cuidadores de 32 países, que apontaram os porteiros como os maiores aliados dos idosos no auxílio de questões do dia a dia, tornando-se os melhores amigos desse público. Com base nessa pesquisa, a OMS desenvolveu o programa “Cidade Amiga do Idoso”, adotado em 33 cidades no mundo.​ ​​No Brasil, a iniciativa foi encampada pelo Grupo Bradesco Seguros, tendo como foco a capacitação dos porteiros.

São 12 horas de aulas, distribuídas sempre de forma a atender aos horários mais convenientes aos porteiros, que aprendem a se colocar no lugar dos idosos, de forma a reconhecerem o processo de envelhecimento e suas principais características. Para isso, a capacitação inclui uma vivência, na qual são utilizados óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, para que os porteiros experimentem as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

​“O trabalho de preparar a população para essa nova realidade não deve ficar restrito ao poder público. É uma responsabilidade a ser compartilhada por todos, e entendemos que a iniciativa privada tem um papel estratégico a desempenhar”, acredita Eugênio Velasques.

​O profissional que se interessar pela capacitação deve entrar em contato com o Senac nas cidades do Rio de Janeiro (21) 3138-1480, Campinas (19) 2117-0673/46 e Vitória (27) 3325-8311, para a Corretora Vila Velha, em São Paulo (11) 3226-9780 e em Belo Horizonte as inscrições devem ser feitas por meio da Invista Escola de Profissões (31) 2552-4712.

 



Confira todas as fotos aqui.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


circuito-da-longevidade-bradesco-seguros-chega-pela-primeira-vez-a-manaus-e-encerra-temporada-de-2026
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros chega pela primeira vez a Manaus e encerra temporada de 2026

Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.









topo