Publicidade


Brasil quer aumentar integração com a China na área de seguros

Segundo diretora da Susep, cooperação bilateral é essencial para suportar investimentos de longo prazo



Geral
18 de setembro de 2025

Por CQCS
brasil-quer-aumentar-integracao-com-a-china-na-area-de-seguros

Brasil e China pretendem aumentar a cooperação e integração no mercado de seguros e resseguros. Segundo a diretora da Susep, Júlia Normande Lins, essa cooperação bilateral estreita no campo de seguros e resseguros não é apenas capaz de ampliar a integração financeira, mas é essencial para suportar investimentos de longo prazo. “Especialmente em infraestrutura e indústria, setores em que garantias sólidas são premissas absolutas para a execução dos projetos”, assinalou Júlia Lins, que participa, nesta semana, no 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil–China e da 11ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira Brasil–China, ambos realizados em São Paulo (SP).

A diretora da Susep representou o Brasil no debate sobre seguros e resseguros, integrando a sessão “Cooperação para o Desenvolvimento Financeiro Bilateral”, ao lado de Zhao Guangyi, diretor-geral adjunto do Departamento Internacional da NFRA.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), a Susep informou que o 2º Fórum de Cooperação Financeira reuniu representantes do governo e do setor privado dos dois países, com foco na regulação financeira, oportunidades de mercado, uso de moedas locais, conectividade do mercado financeiro e mobilização de recursos privados para finanças sustentáveis.

Da abertura, participaram a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito; o vice-ministro de Finanças da China, Liao Min; o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o diretor executivo do BNDES, Nelson Barbosa; e o presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.

Durante o Fórum, Júlia Lins participou também do painel” Visão Geral do Cenário Regulatório Financeiro e Bancário”, ao lado de Marina Copola, diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Zhao Guangyi, diretor do Departamento Internacional da Administração Nacional de Regulação Financeira da China (NFRA); Jiang Xinghui, diretor adjunto da Comissão Reguladora de Valores da China (CSRC); e Cai Xiaoli, diretor adjunto do Banco Popular da China.

Já a 11ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira contou com diversas sessões dedicadas a perspectivas econômicas estratégicas, cooperação para desenvolvimento financeiro bilateral, finanças sustentáveis e questões econômicas multilaterais, com a participação de autoridades como a Secretária Tatiana Rosito, do Ministério da Fazenda, e o Vice-Ministro Liao Min, da China. Entre os temas tratados, destacam-se seguros e resseguros, mecanismos financeiros transfronteiriços e fundos de cooperação Brasil–China.

A gravação da abertura do 2º Fórum de Cooperação Financeira está disponível no canal do Ministério da Fazenda no YouTube.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


capemisa-e-a-patrocinadora-da-categoria-previdencia-e-vida-do-9-premio-de-jornalismo-em-seguros
CAPEMISA é a patrocinadora da categoria Previdência e Vida do 9º Prêmio de Jornalismo em Seguros

Presente no país há 66 anos, a CAPEMISA Seguradora tem como propósito cuidar das pessoas, oferecendo soluç ...


a-importancia-da-prevencao-ao-cancer-e-do-diagnostico-precoce
A importância da prevenção ao câncer e do diagnóstico precoce

Não fumar e fazer exercícios físicos são formar de prevenção ao câncer. Confira mais atitudes que você pod ...


sompocast-ultrapassa-480-milhoes-de-impressoes-e-reforca-estrategia-de-conteudo-da-sompo
SompoCast ultrapassa 480 milhões de impressões e reforça estratégia de conteúdo da Sompo

Videocast produzido em parceria com o UOL Content Lab estreia nova temporada com episódios gravados na Moo ...









topo