Se o cliente comprou um produto e foi contemplado com prêmios em dinheiro nos sorteios ou fez resgates no último ano, é necessário declarar.
A declaração de Imposto de Renda sempre traz dúvidas e, no caso dos títulos de Capitalização, alguns fatores devem ser considerados, na hora de enviar seus dados.
Segundo a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização); se o cliente comprou um produto e foi contemplado com prêmios em dinheiro nos sorteios ou fez resgates no último ano, é necessário informar na declaração do ano base de 2022.
“Além de promover e a divulgação de ações do setor, também temos um papel de informar a população sobre a Capitalização como um todo. As dúvidas são comuns neste momento e estamos à disposição para saná-las, seja por meio de nossas redes sociais ou canal de atendimento”, comenta Denis Morais, presidente da FenaCap.
Confira algumas dicas, para que não fiquem dúvidas sobre o assunto:
1) Faça a sua declaração normalmente, como em todos os anos, através do App ou pelo site receita.fazenda.gov.br, onde o contribuinte precisará realizar o download do programa IRPF 2023.
2) Se o contribuinte ganhou um prêmio no ano passado, o valor deve ser declarado na Ficha RENDIMENTOS SUJEITO A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA, LINHA 12 — OUTROS. Nesse caso, o documento que deverá buscar é o INFORME DE RENDIMENTOS.
3) Os resgates também devem ser declarados na ficha RENDIMENTOS SUJEITO A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA, LINHA 12 — OUTROS, mas, nesse caso, se o valor do resgate foi maior que o valor pago, haverá tributação somente sobre o que excedeu o valor pago.
4) Caso ainda exista saldo da sua Capitalização, o resíduo deve ser informado na Ficha BENS E DIREITOS, CÓDIGO 99. Nesse caso, o contribuinte deverá buscar o EXTRATO DE IR.
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






