Publicidade


Agência de riscos diz que mercado de seguros segue forte

Os prêmios do setor de seguros mantiveram a trajetória de crescimento em 2022, com 16,2%, após os 12% de 2 ...



16 de fevereiro de 2023

agencia-de-riscos-diz-que-mercado-de-seguros-segue-forte

Os prêmios do setor de seguros mantiveram a trajetória de crescimento em 2022, com 16,2%, após os 12% de 2021. Todos os segmentos cresceram, com destaque para auto (33%) e ramos elementares (21%); que, juntos, aumentaram 26,5% perante o ano anterior. Já vida e previdência apresentaram alta de 11,2%, acima da inflação do período, destaca a Fitch Ratings.


De acordo com a agência classificadora de riscos, a manutenção da alta dos prêmios reflete, em parte, reajustes de preços devido a inflação, maior conscientização da população quanto à necessidade de seguro de vida e sinais da atividade econômica.


O PIB brasileiro cresceu 0,4% no terceiro trimestre, o quinto consecutivo de alta. No acumulado do ano, o PIB crescerá 3,2% frente ao mesmo período de 2021. Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminou 2022em 5,8% — menos que em 2021, quando foi de 10,1%. Ainda assim, ficou acima do teto da meta do Banco Central, de 5%.


A Selic alcançou 13,7%, na tentativa de conter a inflação e trazer o indicador de volta para a meta. Os principais indicadores de crédito do setor permaneciam adequadosaté o final de 2022. O índice de retorno sobre o patrimônio (ROAE) voltou a níveis mais próximos aos do período ao pré-pandêmico, devido a aumento dos prêmios, melhor resultado financeiro e menor sinistralidade que em 2021.


De acordo com o relatório, a capitalização e a cobertura de capital regulatório do setor tiveram leve deterioração, mas continuam adequadas. No entanto, apesar da adequada reserve de capital, a qualidade dos investimentos continua impactando as seguradoras, dada a concentração de investimentos em títulos soberanos, escrevem os autores.


Segundo comentou o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, em recente entrevista, os dados mostram uma tendência de crescimento mais equilibrado. “O ano foi muito positivo. As indenizações cresceram em linha com a arrecadação, mantendo assim um mercado saudável”, enfatiza.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


circuito-da-longevidade-bradesco-seguros-chega-pela-primeira-vez-a-manaus-e-encerra-temporada-de-2026
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros chega pela primeira vez a Manaus e encerra temporada de 2026

Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.









topo