Publicidade


Questionário do Ibracor indica perfil dos Corretores associados

Os mais de 20 mil Corretores de Seguros, pessoas físicas e jurídicas, associados ao Ibracor (Instituto Bra ...



30 de novembro de 2021

questionario-do-ibracor-indica-perfil-dos-corretores-associados

Os mais de 20 mil Corretores de Seguros, pessoas físicas e jurídicas, associados ao Ibracor (Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta) receberam o “Questionário de Supervisão Orientativa”, edição 2021. As respostas, de uso exclusivo da autorreguladora e da Susep, após detalhada análise, servirão de base para a definição de ações orientativas aos associados no exercício de suas atividades negociais, incluindo sobre os controles que devem manter e as informações que precisam fornecer aos seus segurados.


Desde 2020, essas questões ganharam relevância ainda maior em razão da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); que deve ser estritamente seguida também pelas Corretoras de Seguros, pois há a previsão de punições severas que, muitas vezes, podem, inclusive, inviabilizar a continuidade da empresa.


O levantamento inclui questões relacionadas ao relacionamento do Corretor com os clientes, dados cadastrais e registros e arquivos.


O questionário aborda ainda as atividades que os Corretores de Seguro devem observar, sob pena de sofrerem penalidades impostas pela Susep.


O questionário foi encaminhado por e-mail e pode ser respondido em poucos minutos.


O acesso às informações é restrito ao Instituto. As respostas indicarão também o perfil atual dos Corretores de Seguros e irão subsidiar o relatório anual de atividades, que será encaminhado à Susep no início do próximo ano.


Atualmente, cerca de 20% dos Corretores de Seguros cadastrados na Susep já são associados ao Ibracor, única autorreguladora autorizada pela autarquia.


Os estados como mais associados ao Ibracor são, no momento, São Paulo (7.706); Minas Gerais (2.218); Rio de Janeiro (1.577); Paraná (1.475) e Rio Grande do Sul (1.129).





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mag-seguros-e-manas-investem-promovem-encontro-sobre-autonomia-financeira-e-mulheres-nos-investimentos
MAG Seguros e Manas Investem promovem encontro sobre autonomia financeira e mulheres nos investimentos

Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...


circuito-da-longevidade-bradesco-seguros-chega-pela-primeira-vez-a-manaus-e-encerra-temporada-de-2026
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros chega pela primeira vez a Manaus e encerra temporada de 2026

Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...


outubro-rosa-sulamerica-promove-encontro-em-blumenau-sobre-autocuidado-e-prevencao
Outubro Rosa: SulAmérica promove encontro em Blumenau sobre autocuidado e prevenção

Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.









topo