A vida tem lá seus caprichos e por vezes acontecem momentos inusitados, em que uma ideia criada para um propósito específico, acaba por ser tornar algo bem mais abrangente e significativo. Foi justamente o que aconteceu com o publicitário Ricardo Nunes, quando ele foi solicitado a dar uma sugestão estratégica durante uma entrevista de emprego. Sua ideia foi referente a criação de um site que possibilitasse identificar onde estão os possíveis doadores de sangue para poder direcioná-los às pessoas que venham a necessitar de uma bolsa de sangue. Confira a seguir os desdobramentos dessa história que ele contou ao Seguro Gaúcho, em mais uma entrevista conduzida por Luiz Felipe Paradeda.
Sobre a entrevista de emprego, Ricardo Nunes conseguiu a vaga, mas pouco tempo depois a empresa faliu. Porém, aquela ideia inicial de um banco de sangue virtual foi o embrião de algo bem maior que acabaria por ter um impacto grande na vida de seu criador e até mesmo na sociedade. Ao presenciar as angústias diárias que acontecem em hospitais e hemocentros na busca por doadores, o publicitário teve a ideia de usar a internet para conseguir ajudar de alguma maneira. “Sou doador de sangue há muitos anos e presenciei muitas vezes a dificuldade que existe para as pessoas conseguirem doadores, é uma verdadeira batalha. Diante desse dilema, tive a ideia de criar um site para cadastrar quem tivesse interesse em doar”, argumentou Nunes.

Ricardo Nunes
Paradeda perguntou a Nunes como foi para colocar em prática seu desejo de contribuir para o aumento das doações. O publicitário respondeu que procurou um amigo especialista em comunicação na internet e que, juntos, desenvolveram um projeto para a criação do Banco de Sangue Virtual. O site começou a funcionar em junho de 2017, mas desde o princípio a mobilização foi consistente e constante: “logo após eu participar de uma reportagem para a principal emissora de televisão do estado, o número de doadores passou a crescer em progressão geométrica. De uma noite para a outra o site saltou de 62 pessoas cadastradas para mais de 460”.
O entrevistado recorda que quando o Banco de Sangue Virtual atingiu o número de mil pessoas cadastradas, a mesma empresa de comunicação fez uma nova entrevista com ele, auxiliando ainda mais a alavancar o número de doadores, que chegou a 1800. O impacto foi grande e a Rede Globo decidiu fazer uma matéria para o seu principal telejornal com o fundador do Banco de Sangue Virtual.
A reportagem foi gravada no Hospital de Clínicas e contou com a participação de doadores e pessoas beneficiadas pela iniciativa. “No local da gravação fiquei sabendo um pouco mais sobre a dimensão da doação de sangue. A divulgação foi um sucesso, tanto que o Brasil inteiro queria se cadastrar, porém o direcionado do site é apenas para o Rio Grande do Sul”.
Ricardo Nunes fez questão de enfatizar que não visa lucro com sua iniciativa, pois considera esse trabalho totalmente voluntário: “encaro isso como uma missão que eu tenho que cumprir. Atualmente contamos com 8396 doadores cadastrados, tudo isso graças ao funcionamento das redes sociais”.
Ao ser questionado por Paradeda a respeito de como funciona o cadastramento para quem deseja ser doador através da plataforma virtual, ele respondeu que o procedimento é bastante simples: “a pessoa interessada deverá acessar o site e informar nome completo, telefone, e-mail, sexo e o tipo sanguíneo. Se o interessado desconhecer seu tipo de sangue, também existe esta opção para ser assinalada no site”.
Nunes explicou que ao se cadastrar a pessoa será avisado quando alguém em sua cidade precisar de sangue, via e-mail e WhatsApp: “nossa missão é conectar doadores de sangue com receptores e bancos de sangue”. O cadastro é rápido, simples e gratuito. Basta entrar no site www.bancodesanguevirtual.com.br.
Quando indagado sobre o sentimento e a percepção que ele tem depois de quatro anos de trabalho voluntário em uma iniciativa de sucesso que auxilia a salvar vidas, Ricardo Nunes respirou fundo e de forma emotiva respondeu que o Banco de Sangue Virtual faz com que ele continue a acreditar na humanidade: “a sensação que tenho que tenho é a de que o mundo não está perdido. Quando alguém é impactado pelo site, parando por cerca de um minuto para cadastrar-se, essa pessoa está pensando no ser humano. Destaco isso, pois uma doação pode salvar até quatro vidas”.
Profundamente impactado pela iniciativa, Paradeda mostrou-se disposto a colaborar para que cresça cada vez mais o número de doadores cadastrados.
“O Banco de Sangue Virtual é tão importante pela nobreza de seu propósito que postar uma matéria no Seguro Gaúcho é muito pouco. Teremos que pensar em ações para auxiliá-lo cada vez mais, principalmente nos momentos emergenciais. Estamos lidando com o bem mais precioso que existe: a vida. O sangue não se compra em farmácia e qualquer pessoa poderá um dia necessitar de doadores”, argumentou Paradeda.
Ricardo Nunes ficou feliz e agradeceu a Paradeda pelo apoio e disse que vem trabalhando em prol do aumento da visibilidade para o site, pois isso representará o crescimento contínuo do número de doadores.
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






