Corretores de seguros têm reclamado que a Tabela FIPE não está acompanhando mais a rápida valorização dos veículos usados. Essa tabela serve de referência para as indenizações de sinistros de seguros de automóveis com perda total para a modalidade valor de mercado referenciado (VMR). Assim, a defasagem acaba se refletindo nos valores das indenizações e muitos segurados são prejudicados, pois não conseguem comprar um veículo para repor sua perda.
Segundo o consultor Sergio Ricardo, o problema é que a tabela de março, por exemplo, reflete o que ocorreu em termos de média ponderada até o dia 15 de fevereiro. “Com isso, a defasagem pode chegar aos 15%”, revela o consultor, em entrevista ao CQCS, acrescentando que situação similar é registrada com os imóveis (pela falta e aumento de materiais) e equipamentos, “que é ainda mais grave, porque não há VMR nem Fipe e as contratações são a risco total”.
Sergio Ricardo afirma que já há veículos com seis meses de uso sendo vendidos por 5% a mais que o equivalente a zero km.
Ele explica que, de fato, a metodologia de apuração da Fipe não consegue acompanhar as fortes e rápidas variações que estão acontecendo. Essas variações têm origem em vários fatores, como a paralisação de oito montadoras por conta do perigo de contágio dos funcionários, o mau desempenho de vendas, a escalada de preços de peças em dólar e alguns outros, que fizeram os preços dos novos dispararem e os veículos encalharem, criando em consequência aumento significativo no preço dos usados.
Sergio Ricardo lembra que os segurados podem recusar o valor da indenização se perceberem que não há como substituir os bens no mercado local e esta é a alternativa mais óbvia. “E é justamente aí que a assessoria dos corretores de seguros é primordial e faz toda a diferença”, ressalta.
Nesse contexto, ele sugere ao corretor de seguros que acompanhe semana a semana o assunto e, quando necessário (veículos mais novos); recomende aos clientes que contratem a ampliação da Fipe pelo menos para 110%.
Ele frisa também que os seguros de automóveis contratados na modalidade de VD (valor determinado) não enfrentam essa situação, já que foi livre a escolha do valor a segurar na contratação.
Esse será, inclusive, o tema central do curso online “Gerenciamento de Riscos em Seguros”, que ele irá ministrar no dia 17 de abril e que está com pré-inscrições abertas, através do e-mail [email protected].
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






