Matéria publicada pelo Valor Econômico nesta terça-feira, 21/07, informa que a Susep pretende simplificar o mercado de seguros de danos no Brasil, começando pelos massificados. O objetivo da autarquia é tratar de forma diferente os seguros de grandes riscos. Hoje os dois segmentos são regulados pela mesma circular, apesar de terem características diferentes.
“Esse é um marco importante para o setor. Esperamos com isso conseguir mais crescimento, mais inclusão de pessoas nos seguros e que as seguradoras possam desenvolver melhor os seus produtos”, disse ao Valor a superintendente, Solange Vieira.
Para tratar do assunto, a Susep abre hoje, terça-feira, uma consulta pública que ficará em vigor por 50 dias. Em agosto o objetivo é ouvir sobre as mudanças nos grandes riscos.
Entre os seguros massificados estão os de automóveis, residenciais e os de garantia estendida, por exemplo. Para a Susep, a simplificação desse nicho vai garantir mais simplicidade e clareza aos produtos, além de mais transparência ao consumidor. A atual estrutura regulatória é muito pesada e intervencionista. Procuramos vários agentes do mercado e tivemos uma grata surpresa em saber que o setor acha ruim uma estrutura muito rígida de cláusulas contratuais. O próprio setor via que as empresas não competiam”, afirmou Solange.
A proposta exclui a referência a planos de seguros padronizados. O objetivo é transformar a atual percepção necessária de uma aprovação prévia pelo regulador. Ou seja, a seguradora terá liberdade para fazer o produto que quiser, em linha com a regulação americana e europeia, como explica o diretor da Susep, Rafael Scherre. “A supervisão de conduta é mais forte porque as empresas têm muita liberdade e olha para quem tem práticas nocivas para o consumidor”.
VEJA TAMBÉM
Iniciativa reuniu mulheres para discutir investimentos, formação de patrimônio, previdência e proteção fin ...
Última prova do ano será realizada no dia 29 de novembro, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às margens ...
Palestra promovida pela SulAmérica reuniu mulheres na sede do SindsegSC para falar sobre saúde.






