Publicidade


Lei de proteção de dados terá consequência no ramo auto

A nova lei de proteção de dados pessoais, sancionada pelo presidente Michel Temer, trará consequências dir ...



23 de agosto de 2018


A nova lei de proteção de dados pessoais, sancionada pelo presidente Michel Temer, trará consequências diretas para o mercado de seguros, principalmente no ramo de veículos. A avaliação é do presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, para quem a norma restringirá a utilização de serviços de pesquisas do CPF pelas seguradoras para verificar se há pendências em nome do segurado. “Isso é feito de forma aleatória, sem critérios ou autorização do consumidor. A lei vai blindar o consumidor e evitar que algumas seguradoras utilizem esse sistema na tentativa de agravar o custo do seguro ou reduzir a própria importância segurada de determinado veículos. Lamentavelmente, essa lei só irá vigorar daqui a um ano e meio”, acrescentou.


Para ele, nesse contexto, a lei é “muito importante”, pois vai mostrar para algumas companhias que não se pode avaliar o risco levando em consideração pequenas pendências que não têm nada a ver com o que está sendo assumido.


Dorival Alves de Sousa recomendou que os corretores de seguros se preparem desde já, inclusive através dos seus sindicatos, para usar a lei visando a cobrar maiores esclarecimentos das seguradoras sobre a negativa do risco.


Na visão dele, haverá reflexos também nas relações de algumas seguradoras ligadas a instituições financeiras que muitas vezes acessam dados dos clientes dos bancos para comercialização de seguros. “Há situações em que não se pode colocar tudo no mesmo contexto. O cliente do banco é do banco, mas é preciso respeitar o cliente da corretora. Informações e dados pessoais não podem ser divulgados”, alertou.





Publicidade


VEJA TAMBÉM


mulher-corretora-de-seguros-e-com-mais-de-500-clientes-conheca-a-carreira-de-bruna-daniel
Mulher, corretora de seguros e com mais de 500 clientes: conheça a carreira de Bruna Daniel

Aos 34 anos, a corretora de seguros de Criciúma possui quase 10 anos de experiência.


de-biomedico-a-corretor-a-trajetoria-de-fabio-quideroli-no-mercado-de-seguros
De biomédico a corretor: a trajetória de Fabio Quideroli no mercado de seguros

Biomédico de formação, Fabio chegou ao mercado por acaso.


uma-nova-geracao-no-mercado-de-seguros-a-historia-de-marcelo-beduschi
Uma nova geração no mercado de seguros: a história de Marcelo Beduschi

Aos 29 anos, advogado e corretor de seguros conheceu o mercado por meio da mãe.









topo