Susep recebe empresas e grupos com o objetivo de ouvir o setor para fortalecer o processo de supervisão
29.08.2017 - Fonte: SUSEP
Em ação inovadora, Diretoria de Supervisão de Solvência da autarquia convida dirigentes do alto escalão do mercado de seguros para apresentações sobre cenários, desafios e oportunidades de cada segmento
Em prol da manutenção de um canal de diálogo constante entre o Estado e os seus supervisionados, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), por meio da sua Diretoria de Supervisão de Solvência (Disol), deu início a um programa de apresentações estratégicas de empresas de todos os portes e grupos do setor de seguros. Os encontros acontecem na sede da autarquia, no Rio de Janeiro, com o intuito de ouvir dos principais dirigentes das companhias, uma avaliação detalhada sobre os seus segmentos e ramos de atuação. A finalidade é contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor e fortalecer o processo de supervisão.
Para o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes, a iniciativa integra o rol de ações da autarquia, estruturadas pelo seu Conselho Diretor, como agente de fomento do setor de seguros. “Esse é mais um passo no sentido de reforçar a missão da Susep em benefício do consumidor, o principal ator do mercado de seguros”, observou. Nessa mesma linha, o diretor da Disol, Cássio Cabral Kelly, reitera a importância do ciclo de apresentações das empresas para aproximar a Susep dos reais desafios e oportunidades de cada segmento do setor. “A instituição do Programa de Apresentações das Supervisionadas pretende abordar questões que auxiliem a supervisão sob as perspectivas da regulação prudencial e de conduta em função de uma matriz de avaliação de riscos”, explicou.
Durante as apresentações do Programa, as empresas supervisionadas poderão expor seus posicionamentos de mercado em relação ao seu segmento de atuação, abordar as suas expectativas, os principais percalços e riscos emergentes por ramos, entre outros assuntos e/ou esclarecimentos. Além do diretor da Disol, do diretor da Diretoria de Supervisão de Conduta (Dicon), Carlos de Paula, e do assessor técnico da Disol, Luiz Fernando Hideichi Sasaki, os encontros contarão com a participação dos coordenadores-gerais de áreas-chave das diretorias, como a Coordenação-Geral de Fiscalização Prudencial (CGFIP), a Coordenação-Geral de Monitoramento Prudencial (CGMOP), a Coordenação-Geral de Fiscalização de Conduta (CGCOF) e a Coordenação- Geral de Monitoramento de Conduta (CGCOM).