Seguro de vida de acordo com a expectativa de vida regional
30.07.2020 - Fonte: Revista Cobertura
Se a longevidade proporciona prêmios mais baixo, por que não precificar levando em consideração a expectativa regional?
Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Brasil é de 76,3 anos. Para mulheres, a longevidade é de 79,9 e aos homens a projeção é de 72,8 anos. Santa Catarina é uma das regiões do país em que a projeção de vida é acima da média. Lá, as mulheres vivem em média 83 anos, enquanto os homens têm 76,4 anos.
“A longevidade apresenta uma série de oportunidades para o nosso negócio. Quando olhamos o mercado de seguro de vida, temos algumas possibilidades de análises. Pelo ponto de vista do risco de morte prematura, o aumento da expectativa de vida da população, provocará inevitavelmente o barateamento dos prêmios de seguro para essas coberturas”, comenta Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.
Quando pensamos em seguros de vida e as suas possibilidades, levamos em consideração a oportunidade de desenvolver apólices de acordo com a perspectiva de vida da população por região. Fernanda Pasquarelli, diretora de Vida e Previdência da Porto Seguro, confirma essa possiblidade. Para tanto, diz ser necessário ter como embasamento as estatísticas e os estudos aprofundados para mensurar os riscos, e definir os preços de seguro regionalizados, que permitam diferenciá-los. “Em situações como esta, o comum é comercializar o mesmo produto, diferenciando apenas preços, aplicando descontos e/ou ajustes de preço em função do risco”.
Outro ponto importante sinalizado por Fernanda é que não poderá haver discriminação na comercialização. Neste caso, o embasamento técnico é fundamental para sustentação. “E os órgãos reguladores (Susep/ANS) fazem o papel de fiscalizadores, para garantir que estes sejam utilizados, com responsabilidade técnica por parte da seguradora”.
Já Sandro Cespes, gerente técnico de Produtos da Prudential do Brasil, o desenvolvimento de apólices não é baseado pela perspectiva de vida de uma população por região e, sim, de acordo com o perfil de cada cliente, histórico familiar e necessidades de proteção em cada momento.
“Essas necessidades também se modificam ao longo dos anos e novos ajustes devem ser feitos às suas proteções. A Prudential do Brasil, inclusive, é especializada neste modelo diferenciado de trabalho, realizando as vendas dos seguros de vida baseadas nas necessidades dos segurados”.