Qualificando corretores: Sincor RS leva Seminário de Seguros a Pelotas
10.10.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
Com o objetivo de proporcionar atualização e capacitação aos corretores de seguros, o SINCOR RS promoveu o Seminário de Seguros na tarde de sexta-feira, 07 de outubro, no “Co.place Coworking”, em Pelotas (RS).
Na abertura do evento a delegada da região sul, Jacqueline Carvalho, enalteceu a importância do seminário para o setor e desejou uma tarde muito proveitosa a todos. “Esse evento foi criado com muito carinho e dedicação”, afirmou Jacqueline. O presidente do Sincor RS, André Thozeski, demonstrou grande satisfação em rever colegas e amigos de profissão depois de dois anos de pandemia e agradeceu a Deus porque todos puderam retornar aos eventos presenciais: “infelizmente durante o período de distanciamento social forçado houve a perda de muitas vidas. Mas felizmente nós conseguimos atravessar essa fase e estamos vivos e com saúde”. Na sequência, Thozeski chamou ao palco a equipe presente ao evento que compõe a diretoria do Sincor RS.
O gerente sucursal Rio Grande do Sul da Porto, Edgar Anuseck, falou sobre cenários e oportunidades na visão da Seguradora, ressaltando que a essência da Companhia é ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e os seus sonhos. O executivo apresentou três verticais de negócios da empresa: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. “A Porto quer ser vista como uma seguradora que está presente durante a jornada de vida das pessoas com produtos adequados para cada etapa. Esse é nosso conceito principal. Têm hora que o cliente necessitará de um consórcio, já em outro momento ele vai precisar de um financiamento e em outro momento ainda optará por um seguro de vida”, exemplificou Edgar Anuseck.
Ao palestrar sobre o cenário atual, os desafios e o futuro do serviço assistência 24 horas, o CEO da Delta Global, Nícolas Galvão, relembrou que a empresa iniciou suas atividades em 2015 como uma startup, mas evoluiu, sendo líder de mercado em tecnologia para gestão de frotas de veículos de diversos portes: “começamos nosso trabalho dialogando com os corretores para escutar suas necessidades, seus anseios e para ter conhecimento sobre o que funcionava e o que não estava funcionando. Com isso fomos criando nossos produtos, aperfeiçoando a operação da empresa. Assim estamos evoluindo e elaborando cada vez mais produtos e serviços”, esclareceu Nícolas.
Atualmente a Delta Global é uma das maiores empresas independentes de serviços de assistência 24 horas da América Latina, tendo uma carteira de mais de 400 mil veículos ativos: “são mais de 150 mil caminhões, o que significa que 5% da frota nacional de veículos pesados têm algum tipo de serviço da Delta”. Quando falou sobre o diferencial da empresa, o CEO da Delta Global comentou que há sete anos foi criado um modelo próprio que prioriza a proximidade com o corretor de seguros, pois é ele que está presente no dia a dia do segurado: “em nosso modelo o corretor tem total acesso as operações de assistência, conseguindo acompanhá-las em tempo real. Somos muito próximo dos prestadores de serviço”.
“Produtos Affinity e Canais Alternativos” foi o tema da palestra do gerente comercial da HDI de Pelotas, Selmar Leal, que incentivou os corretores a buscarem novos negócios e não ficarem apenas concentrando sua atividade na carteira de automóvel. Ao explanar a respeito do direcionamento dos seguros da Companhia, o que pode ser ofertado e onde a Seguradora pode atuar, o palestrante mostrou os tipos de necessidades, perfis e públicos dos produtos da HDI. De acordo com Selmar, existem muitas novas oportunidades que a Seguradora tem para oferecer: “estamos de portas abertas para ouvir o corretor e buscar outras possibilidades de negócios e novos segmentos, como riscos diversos”, enfatizou o gerente da HDI.
Já o gerente comercial da Bradesco Seguros, Diego Jerônimo, falou especificamente sobre seguro saúde, enaltecendo sua importância para a sociedade e também para no SUS. “No primeiro trimestre de 2021, as operadoras de plano e seguro de saúde participaram com cerca de R$ 1 bilhão, através de atendimentos em hospitais, consultas, exames, clínicas e todo o suporte desse mercado que hoje atende a uma fatia muito grande de segurados no país. Esses números demonstram o quanto é importante toda essa movimentação para fortalecer a economia e gerar empregos”, argumentou Diego Jerônimo.
‘‘Oportunidade: parceria comercial, consórcio e turismo’’ foi o tema da explanação do gerente executivo de vendas do Bancorbras, Wagner Vilas Boas. O palestrante, que enfatizou o segmento de consórcio, explicou que o objetivo da empresa é apresentar soluções para clientes e parceiros para que sejam aproveitadas as oportunidades existentes. “Amamos atender pessoas. Esse é nosso propósito, pois queremos transformar sonhos em experiências memoráveis. E o sonho pode ser um carro novo, uma casa própria”, disse Vilas Boas.
Já seu colega Guilherme Poças, que atua como gerente da filial, explicou que o Bancorbras possui uma agência de turismo que presta atendimento de uma maneira bem personalizada e atualmente tem uma carteira de 100 mil clientes no Brasil. Poças informou que o clube de turismo da empresa possui mais de 10 mil hotéis credenciados no país e no exterior, além de oferecer variedades de destinos e categorias de hospedagem para diversos perfis: “Quem faz parte do Clube terá desconto em passagens aéreas, atendimento médico on-line personalizado para situações que aconteçam em viagens, diárias avulsas e programa de indicação premiada”, esclareceu Poças.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas atividades dos corretores de seguros foi o tema da palestra do presidente do Sincor RS, André Thozeski. Ele argumentou que a LGPD não foi criada para tumultuar o dia a dia do corretor, pois ela faz parte de uma legislação de proteção de dados. Thozeski enfatizou que os corretores de seguros precisam se adequar, assim como todas as empresas dos mais diversos ramos. “A LGPD está sendo implantada com muita velocidade e o Brasil está atrasado nesse assunto em relação aos EUA e a Europa. Precisamos nos organizar e treinar todos nossos colaboradores para podermos blindar as informações para que não ocorra vazamento delas”, ressaltou Thozeski.
Especialistas em Direito do Seguro e acidentes de trânsito, os advogados Diomedes Bastos e Henrique Schommer palestraram a respeito da temática responsabilidade civil. Com mais de 20 anos de profissão e atendendo diretamente a corretores e segurados, Diomedes disse ter pleno conhecimento da responsabilidade civil que o corretor de seguros tem pelas situações que envolvem demandas judiciais.
O advogado argumentou que a responsabilidade civil constitui-se num instituto do Direito em que é mais amplo o espectro das indenizações por apresentar uma subjetividade muito grande, deixando muito a cargo do julgador a arbitragem do valor. “Basicamente responsabilidade civil é reparar o dano que causamos a terceiros, o que inclui danos materiais, morais, estéticos. Por isso é oferecido a pessoa física e a pessoa jurídica um produto que em caso de uma condenação judicial garante minimamente um amparo e evite um grande prejuízo financeiro”, explicou o palestrante.
Já Henrique Schommer comentou que seu escritório já trabalhou com vários casos referentes a defesa de corretores e que na maioria das vezes o segurado ingressa na justiça com uma ação contra a companhia seguradora e o corretor ou o chamado terceiro processa o causador do sinistro.
Na maioria das situações o segurado está insatisfeito porque a seguradora não pagou o valor que deveria ter sido pago. “Entretanto, existem situações mais graves em que o seguro de RC profissional poderá ser de extrema importância para o corretor. Grande parte das judicializações ocorrem por insatisfação com a companhia seguradora e até mesmo um prestador de serviços”, esclareceu Schommer no último painel do Seminário do Sincor em Pelotas.
Confira abaixo as fotos do Seminário de Seguros do Sincor RS em Pelotas (RS).
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