Preço de seguro auto varia até 222% para o mesmo modelo
26.03.2018 - Fonte: Paola Cruvinel
Levantamento da corretora online Bidu, para os dez carros mais vendidos de fevereiro, destaca a importância de pesquisar bem antes de contratar o seguro em função da variação de preço que ocorre entre uma seguradora e outra
A Bidu, corretora de seguros e plataforma de serviços financeiros online , realizou um levantamento com o valor dos seguros para as versões de entrada dos dez veículos mais vendidos em fevereiro, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O levantamento analisa o preço médio mensal do seguro em cinco capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo) e compara o perfil de homens e mulheres de 35 anos, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que estão contratando o seguro pela primeira vez.
A partir de uma análise nas principais seguradoras parceiras da Bidu (Allianz, Azul, HDI, Itaú, Porto Seguro e Tokio Marine), foram observadas variações sensíveis nos valores de um mesmo carro, numa mesma cidade, de uma seguradora para outra.
No geral, o perfil feminino apresenta maior variação média entre os valores do seguro mais caro e mais barato.
Para exemplificar como essas variações se apresentam, para o perfil feminino, temos o HR-V, da Honda, variando 144% no Rio de Janeiro - de R$ 3.620 a R$ 8.836. E para o masculino, o Gol, em BH, pode sair de R$ 1.600 para R$ 5.188, uma variação de 222%.
Modelo Mais Vendido
Segundo o levantamento da Fenabrave, foram emplacados, em fevereiro, 129.739 automóveis – uma queda de 12,87% em comparação com janeiro, quando foram vendidas 148.897 unidades. O Chevrolet Onix continua a ser o carro mais vendido, com 12.797 emplacamentos. O preço médio do seguro para o modelo de entrada aumentou 21% para o perfil masculino e recuou 3% para o perfil feminino.
O Melhor Custo-Benefício
Ao avaliar a relação do preço médio do seguro e o valor de mercado do veículo, o campeão de custo-benefício para as consumidoras brasileiras é o Volkswagen Polo, com o preço médio do seguro representando 4,2% do valor do carro (segundo a tabela FIPE), seguido pelo HR-V, com price ratio de 4,7%. Para os homens, na média, o HR-V tem um custo-benefício interessante, com price ratio de 4,6%. Na contramão desses modelos, está o Volkswagen Gol que segue sendo o veículo com o preço relativo menos interessante para os dois perfis, nas 5 praças analisadas.
Variação entre as Cidades
Na análise entre as cidades, Brasília tem o seguro mais barato das cinco capitais considerando a média para os 10 modelos mais vendidos do mês (R$ 2.361). Na outra ponta, o Rio de Janeiro apresenta o seguro mais caro entre as cidades analisadas (R$ 4.635, em média).
Mais Detalhes
Confira, abaixo, as tabelas com os dez veículos mais vendidos em fevereiro e o valor do seguro para cada modelo nos perfis analisados. Para mais dados e gráficos de análise entre cada perfil, confira o relatório completo da Bidu aqui.
* Perfil A: homem de 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez;
* Perfil B: mulher de 35 anos, casada, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez;
* Todos os preços dos seguros apresentados são para vigência de um ano.
Sobre a Bidu
Criada em 2011, a Bidu é um marketplace online de seguros e serviços financeiros, que ajuda as pessoas a encontrarem, a entenderem e a compararem diferentes produtos disponíveis no mercado para que possam contratar, com comodidade e assertividade, o produto mais adequado para o seu perfil e necessidades. Em 2011, recebeu investimento da Monashees+, principal fundo de capital de risco para empresas de tecnologia no Brasil. No ano seguinte, também investiram na Bidu os grupos Bertelsmann, uma das líderes globais no segmento de mídia, e a family office Otto Capital Partner. Em 2014, a Bidu recebeu a terceira rodada de investimentos, liderada pela Amadeus Capital, com participação da Monashees+, Bertelsmann e Otto Capital Partner, atuais investidores da empresa.