>

Plataformas de distribuição facilitam acesso ao Seguro e democratizam o mercado

18.11.2024 - Fonte: CQCS

8745214

Nesta quarta-feira (13), teve início o segundo dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de importantes lideranças do Mercado de Seguros, que presentes em diversas plenárias discutiram as principais tendências para o setor. A sala Marcelo Blay, debateu o tema “Plataformas de distribuição aumentando a penetração do Seguro”. Estiveram presentes no painel o CEO da Wiz Co, Marcus Vinicius de Oliveira, Presidente da Chubb Brasil, Leandro Martinez e o CEO da Alba Seguradora, Beto Trindade.

O CEO da Wiz Co, Marcus Vinícius de Oliveira, destacou a importância das ações das seguradoras no aperfeiçoamento das plataformas. “Sabemos que as seguradoras têm feito esforços para melhorar os processos das plataformas, mas ainda há outras ações que precisam ser tomadas. As estratégias e a forma de agir naturalmente têm o foco no cliente. No entanto, é importante estar ciente de que não existe uma única abordagem ou solução. As diferentes plataformas oferecem uma série de oportunidades que podem ser exploradas”, disse.

Leandro Martines, Presidente da Chubb Brasil, ressaltou que ao falar de distribuição requer refletir sobre o que a caracteriza. O especialista frisa que o encontro da oferta com a demanda finaliza em uma distribuição feita principalmente pelo Corretor, que historicamente tem sido o agente responsável por essa função. Quando pensamos nas plataformas digitais, essa dinâmica ganha novos contornos. O digital facilita o alcance, permitindo atingir potenciais compradores que antes eram difíceis de alcançar. Isso gera um aumento de volume, com amostras maiores no que diz respeito a sinistros, e democratiza o acesso a determinados produtos. É importante lembrar que a plataforma digital é apenas o meio. Se não pensarmos em produtos que realmente agreguem valor, a plataforma digital não terá utilidade.

O Presidente da Alba Seguradora, Beto Trindade, lembrou que ao se falar em plataformas de distribuição, é possível não mencionar o digital, tendo em vista que, segundo o executivo, uma plataforma pode se apresentar de diversas formas. “O conceito de plataforma pressupõe unir dois lados. No nosso mundo de seguros, podemos chamar de plataforma tanto as digitais quanto outras formas. As assessorias surgiram como uma plataforma, funcionando como intermediárias entre corretores e seguradoras. Esse modelo tem se mostrado eficaz no mercado de seguros, com as plataformas ampliando a distribuição para atingir mais pessoas de diferentes classes sociais. As assessorias têm desempenhado um papel extraordinário nesse processo, potencializando o trabalho do corretor. As plataformas, de fato, têm crescido e levado os seguros a um público cada vez maior.

Durante o painel, os especialistas destacaram que tendo em vista a crescente competitividade do mercado, as plataformas de distribuição têm se mostrado um fator-chave para ampliar a penetração do seguro. Ao integrar tecnologias inovadoras e facilitar o acesso a produtos de seguro de forma ágil e personalizada, essas soluções estão quebrando barreiras históricas e levando as seguradoras a um público mais amplo. Seja por meio de parcerias com grandes varejistas ou pelo uso de canais digitais, a facilidade de acesso, a transparência nos processos e a personalização da oferta estão tornando os seguros mais acessíveis e relevantes para diferentes perfis de consumidores.

Notícias Relacionadas