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O encantamento do boca a boca

11.09.2024 - Fonte: Arthur Moraes

ARTHUR  CAPA

Quando a gente pensa em uma estratégia de comunicação e marketing, surgem mil e uma possibilidades na nossa frente. E quem está focando em números de vendas, se atira em um marketing tradicional, e muitas vezes obsoleto. Dependendo do esforço, isso pode trazer um resultado rápido, porém esse texto é para você pensar a longo prazo.

Quando se cria uma marca ou se repensa ela para os tempos modernos, precisa-se ter uma meta de vendas, essa preocupação é importante, mas não pode ser o norteador mor de um planejamento. Além de vender, a sua marca precisa encantar.

Produtos e serviços, no mercado de seguros, têm um prazo de validade bem definido. Na maior parte das vezes, um ano. Logo, em onze meses você precisa mostrar motivos para seu cliente continuar contigo. Fora do encantamento, não há salvação.

Embora eu não possua muita experiência em relacionamentos muito longos, tenho amigos que são PHD no assunto. Esse vínculo entre a sua marca e seu cliente é como em um relacionamento amoroso. Não basta a paixão inicial, tem que nascer dali um amor com bases e conexões fortes para que seja eterno enquanto dure, e tem que durar mais do que doze meses, é um contrato de confiança para a vida.

Quando uma marca consegue sair desse universo frio e criar essa conexão sentimental com as pessoas, vem a fidelização, o carinho e a confiança.

Se isso acontecer, você terá promotores divulgando a sua marca por aí, um relato, uma testemunha real e espontânea da experiência com a sua empresa. Quando você chega neste nível, a preocupação com as vendas vai continuar existindo, mas você ganha fortes aliados para que chegue a sua meta.

Em tempos que dispomos das mais avançadas plataformas de divulgação, anúncios, BIs e dados, o boca a boca continua sendo o mais barato e eficaz marketing para a sua marca, porque é feito de gente para gente.


ARTHUR MORAES

Arthur é jornalista, pós-graduado em Branding, Marketing e Experiência Digital, com formação também em Produção Audiovisual pela Academia Internacional de Cinema.

Ele acredita no poder transformador da comunicação. E através da inovação e de estratégias modernas de marketing, baseadas em propósitos humano e verdadeiro, ajudou a criar e manter marcas fortes do mercado de seguros.

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