>

Executivos do Mercado de Seguros debatem inovação e tendências para o segmento de automóvel

02.05.2017 - Fonte: CQCS | Ivan Netto

Executivos de algumas das principais companhias do mercado segurador brasileiro marcaram presença nesta quinta-feira (28) no AUTOIN 2017 – Fórum Estratégico de Seguro Automóvel. O evento aconteceu no hotel Golden Tulip Jardins, em São Paulo, e teve como chairman o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay. As apresentações abordaram temas como telemetria, inovação no segmento de auto, seguro popular, novas tendências em produtos e serviços, Big Data, UBI, Analytics e Car Sharing.
As atividades começaram logo cedo, às 9h, da manhã com um pronunciamento de abertura de Marcelo Blay. Logo em seguida, o vice-presidente Técnico da *** Seguros, Fabio Leme, falou sobre oportunidades de digitalização no mercado de seguros do Brasil. O executivo afirmou que o modelo de negócios das seguradoras atual não deve permanecer viável para o mercado nos próximos anos e que as companhias precisarão desenvolver um maior leque de produtos e soluções para novos segmentos de consumidores. “A digitalização de processos, com alguns níveis de disruptura, é algo obrigatório no futuro das organizações que tenham visão de longo prazo para o mercado brasileiro”, enfatizou Fabio Leme. Outro destaque da manhã foi a apresentação do diretor de Produtos de Automóvel do Grupo Segurador Banco do Brasil, Sérgio Barros, que falou sobre Car Sharing, inovação e economia compartilhada. “A economia compartilhada é fruto da união de três pontos de sucesso, que fazem o conceito cada vez mais atrativo: social, com destaque para o aumento do perfil de consumo colaborativo, desejo de comunidade e avanço para a sustentabilidade; econômico, focado em monetização do estoque em excesso ou ocioso e preferência por acesso em vez de aquisição; e tecnológico, beneficiado pelas redes sociais, dispositivos e plataformas móveis”, explicou Barros. Também palestraram no período da manhã o Head de Brand Experience da Youse, Gustavo Zobaran, e o Sales Executive Director da Ebix Consulting, Carlos Eduardo Rosas. Na segunda parte do evento, logo após o almoço, o diretor Técnico da Bradesco Auto RE, Saint’Clair Lima, avaliou os desafios e as oportunidades do mercado sob o ponto de vista do risco. “Hoje vim aqui contribuir de alguma forma e compartilhar um pouco da experiência da Bradesco Auto RE com telemetria e inovação em termos de automóvel”, ponderou Saint’Clair, que completou em seguida: “A Bradesco Auto RE hoje já trabalha com mais de 100 mil veículos rastreados, com a tecnologia de telemetria embarcada. Isso traz uma precificação mais justa e ajuda a educar o segurado, promovendo a direção defensiva e mais consciência para os motoristas”. Ainda durante a tarde, o diretor de Massificados da Liberty Seguros, Mario Cavalcante, palestrou sobre as tendências tecnológicas que afetam o mercado de seguro de automóvel. Cavalcante falou sobre telemetria, veículos autônomos, carros compartilhados e os desafios do mercado segurador. “Inovação é algo fundamental. O mercado vem se reiventando a cada dia, e as seguradoras devem estar atentas e procurando inovar sempre”, disse o executivo, que encerrou sua apresentação com a seguinte citação: “O risco de se adaptar é menor do que o de não fazer nada”. As atividades foram encerradas com uma apresentação da advogada Christiane Furck sobre o Seguro Auto Popular. Ela lembrou que apenas 28% dos veículos que circulam atualmente são segurados e que o produto surgiu para atender consumidores com menor poder aquisitivo. “O Auto opular pode tornar acessível o seguro e não é necessário receio, desde que sejam atendidas as regras estabelecidas no CDC (Código Brasileiro de Defesa do Consumidor)”, enfatizou. Para o chairman do Fórum, Marcelo Blay, o evento cumpriu sua finalidade. Blay, que também aproveitou o evento para falar sobre os desafios da venda on-line e a sua vivência com a Minuto Seguros, elogiou o conteúdo das apresentações do AUTOIN 2017 – Fórum Estratégico de Seguro Automóvel e destacou a importância dos profissionais do setor falarem sobre inovação e novas tendências. “O evento foi muito bacana. Conseguimos abordar uma série de aspectos relacionados à tecnologia e inovação, e um dos principais pontos positivos, na minha opinião, foi a transparência com que os participantes falaram sobre os assuntos, mostrando uma visão colaborativa, todos com o intuito de colaborar com a indústria como um todo”, concluiu o CEO da Minuto Seguros.

Notícias Relacionadas