Especialistas mostram como usar a Tecnologia para aumentar produtividade e reduzir custos
02.05.2017 - Fonte: Segs
Em 2017, mercado global de sistemas de BI e Analytics movimentará US$ 18,3 bilhões. Só no Brasil, o mercado de Tecnologia cresceu 9,2% e somou US$ 14,8 bilhões em investimentos na área de serviços agregados à Tecnologia, como consultoria e suporte, em 2016. BI e Serviços de TI estão em franco crescimento, e podem ser acessíveis a empresas de todos os portes, garantem BIMachine e SOL7.
“Mercado brasileiro ainda vê BI como uma tecnologia para grandes empresas, mas este tipo de software é viável para todos os portes, desde que no modelo adequado. Self-Service BI ajuda nesta adequação.
Em 2017, o mercado global de sistemas de BI e Analytics movimentará US$ 18,3 bilhões, alta de 7,3% sobre 2016, segundo a consultoria Gartner. Só no Brasil, o mercado de Tecnologia cresceu 9,2% e somou US$ 14,8 bilhões em investimentos na área de serviços agregados à Tecnologia, como consultoria e suporte, em 2016, figurando como o maior mercado deste setor na América Latina, com 45% da fatia de investimentos latino-americanos no segmento em 2016 (dados da IDC e Gartner).
Além disso, um estudo realizado em 2016 pela Forbes mostra que cerca de 60% das empresas brasileiras planejam aumentar seus investimentos em soluções de BI (processo de coleta, análise, e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios).
A tendência, a partir da análise de tais números e do comportamento das empresas brasileiras em relação à tecnologia, é de que o Brasil continue avançando na área, tendo o segmento de Data Intelligence à frente dos investimentos com o objetivo de antecipar e solucionar possíveis problemas e tomar decisões mais eficientes, com aumento de produtividade e redução de custos.
Por outro lado, o mercado brasileiro ainda apresenta pouca maturidade em relação aos softwares de Business Intelligence, principalmente nas pequenas e médias empresas. A visão geral é de que este tipo de tecnologia é para grandes companhias: de fato, pesquisa da IDC mostra que estas são 44% das que investem neste tipo de software hoje no país.
Entretanto, esta é uma visão inadequada, já que o BI pode, sim, ser um investimento viável para todos os portes de empresas, desde que em um modelo compatível com sua realidade. E o conceito de Self-Service BI vem atender a esta demanda.
Focada neste conceito, a SOL7, consultoria de Business Inteligence (BI) para empresas de todos os portes e segmentos, patrocina o IV Seminário GTISUL, que será realizado de 28 de abril a 1 de maio no Maitá Palace Hotel, em Passo Fundo/RS.
No evento, a empresa apresentará a estratégia de parcerias do BIMachine, plataforma completa para criação de aplicações analíticas (analytics) em Cloud Business Intelligence para análise de negócios. Baseada no conceito de self-service BI, a BIMachine está em busca de canais para ampliar sua força de vendas, serviços e atendimento, ganhando capilaridade.
Conforme o CEO da BIMachine, Douglas Fernando Scheibler, estão no alvo das parcerias empresas com perfil de software house, com foco na integração de soluções de gestão (ERP e outros softwares afins) à sua solução de BI.
A ideia é criar uma rede de canais capaz de garantir, com a integração das soluções de Gestão e Inteligência de Negócios, um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que ofereça suporte aos gestores, facilite e melhore o processo de tomada de decisões.
A BIMachine é uma ferramenta que entrega aos parceiros a possibilidade de ter um produto de analytics embarcado a seus softwares de gestão. Além disso, a empresa oferece aos canais benefícios progressivos baseados em indicadores objetivos de desempenho.
A meta, com a busca de parcerias, é o crescimento conjunto, e, mais importante, a satisfação do cliente. Para tanto, a aliança proposta pela BIMachine oferece uma forma simples de criar novas linhas de receita, já que o parceiro incrementará seu portfólio e sua oferta sem precisar ter o trabalho e o investimento de desenvolver um BI do zero ou arcar com o ônus de utilizar uma solução gratuita sem suporte.
Além do produto, a BIMachine oferece aos parceiros gerentes dedicados, treinamento comercial e técnico, suporte técnico, ferramentas de Marketing e materiais para ampliação do conhecimento e reforço comercial, como e-books, webinars e templates.
A SOL7 atua na consultoria agregada aos projetos de implantação do BIMachine, com foco no entendimento das demandas exatas de cada cliente e desenho de um modelo de trabalho voltado a satisfazê-las em 100% - tanto no quesito produto, quanto em serviço, atendimento e suporte.
O BIMachine entrega aos usuários uma ferramenta poderosa de análise de dados, que permite a eles se concentrarem nos dados que realmente interessam a seus cargos, departamentos e funções, ao invés de gastar tempo gerando relatórios, buscando conteúdo em fontes diversificadas e desorganizadas. Isso gera ganhos em termos de organização, assertividade, poder de decisão, segurança e governança.
Aliados a consultoria especializada, estes recursos garantem redução de erros e retrabalho e ganho de produtividade, o que se traduz em mais competitividade para empresas de todos os portes e segmentos.