CVG RS traz palestras sobre Seguro de Vida e Planejamento Sucessório
31.08.2022 - Fonte: Seguro Gaúcho
Finalmente após mais de dois anos de pandemia, o Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG RS) pode promover seu tradicional café da manhã com mercado segurador. Um delicioso café da manhã recepcionou corretores de seguros, diretores, associados, seguradoras, operadores do direito, e estudantes e mercado de seguros e previdência na manhã de terça-feira, 30 de agosto, na sede do Sindseg RS, em Porto Alegre. A iniciativa foi da diretoria jurídica do CVG RS e o tema do evento foi “Seguro de Vida e Planejamento Sucessório”. Para palestrar sobre a temática foram convidadas as advogadas Jaqueline Wichineski e Renata Santa Maria.
Na abertura do evento a presidente do CVG RS, Andréia Araújo, ressaltou a importância desses encontros para o segmento gaúcho. “Depois de dois anos de pandemia sem esse tipo de atividade presencial fico muito feliz em poder rever a todos e em num auditório lotado de participantes. Estamos vivendo um momento de conhecimento e confraternização. Quero agradecer aos três escritórios de Direito Securitário que apóiam o evento: Agrifoglio Vianna, C.Josias & Ferrer e Sperb Advocacia Empresarial”, salientou Andréia Araújo.
A primeira palestra foi proferida pela Dra Jaqueline Wichineski que falou sobre o seguro de vida como uma ferramenta no planejamento sucessório. A palestrante abordou o seguro de vida para os corretores e aspectos importantes e decisões que têm acontecido no sistema judiciário referentes ao assunto. De acordo com a advogada, comercializar o produto seguro significa vender segurança, sonhos e medos. Sua incumbência no evento vai além de palestrar sobre seguro de vida, já que o tema aborda um dos tabus da sociedade devido ao fato de que as pessoas não gostam de falar sobre morte. “Minha proposta é instigar em vocês oportunidades existentes no mercado em que é preciso estar atento e preparado.
A segunda palestra foi conduzida por Renata Santa Maria que abordou o conceito do planejamento patrimonial, a organização patrimonial e o planejamento sucessório e de que forma dentro dessa organização ocorre a inserção do seguro.
Na avaliação da advogada, o seguro é um instrumento que apresenta grandes vantagens para ser utilizado em paralelo com outros instrumentos. “O seguro se revela como algo que traz total disponibilidade, que não está submetido às regras rígidas de direito de família e sucessões. Justamente por isso ele dever ser melhor pensado e utilizado para esse momento de organização de patrimônio e planejamento do pós morte. O planejamento sucessório deverá ser elaborado e revisitado em diferentes etapas da vida, considerando as circunstâncias específicas de cada família e as leis aplicáveis, argumentou Renata.
Ao final da atividade foram entregues flores para as advogadas palestrantes Jaqueline e Renata, e também para as representantes da comissão organizadora do evento e apoiadores.
O evento contou com a presença do presidente do Sincor RS, André Thozeski, do vice-reitor social do Clube da Bolinha RS, Peterson Goi, e da presidente do Clube da Pedrinha do RS, Daniela Zimmer.
Clique aqui e veja as fotos do Café CVG/RS.
Saiba mais sobre as palestrantes
Jaqueline Wichineski:
Advogada, mestranda em Direito, especialista em Direito do Seguro pela FMP/RS, Secretária Geral Adjunta da Comissão de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS e Coordenadora Adjunta da COSEG Comissão de Seguros da Federasul, sócia diretora da JWS Advocacia.
Renata Santa Maria:
Advogada de Família e Sucessões há 17 anos, mestre em Direito, mediadora do Grupo de Estudos de Direito de Família e Empresa da ESA/RS, mentora do WLM, integrante da Comissão de Direito de Família e Empresa do IBDFAM/RS, e sócia da Monica Guazelli, Cerutti, Santa Maria Advogadas.