Canal Seguro: Os tipos de cobertura do Seguro de Automóvel
25.07.2017 - Fonte: CNseg
Sexto boletim “Entenda o seguro”, explica as coberturas de Casco, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos e de Acidentes Pessoais de Passageiros
No boletim “Entenda o Seguro” desta semana, veiculado pelo “Canal Seguro”, da CNseg, no Youtube. O personagem Senhor Dúvida, interpretado pelo ator Ronaldo Reis, quer conhecer detalhes sobre o Seguro de Automóvel. Como funciona? Quais os tipos de cobertura existentes? Quando são utilizados?
No sexto episódio da série, a apresentadora Cristina Berndt responde a esses questionamentos. “As seguradoras oferecem hoje três tipos de cobertura: a de Casco, a de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos e a de Acidentes Pessoais de Passageiros”, responde a apresentadora.
A cobertura de Casco cobre total ou parcialmente os danos provocados por colisão, roubo, furto, incêndio e alagamentos. “Mas, dependendo do contrato, existem coberturas opcionais para danos de vidros, faróis, lanternas e retrovisores - além da assistência 24 horas e a que garante o uso de um carro reserva para o segurado”, explica Cristina Berndt.
A chamada cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCFV) garante reembolso por danos materiais, corporais e morais reclamados por terceiros, mas de responsabilidade do segurado. “Você pode usar quando essas pessoas tenham sofrido danos no patrimônio delas ou até mesmo em casos de invalidez ou morte”, esclarece a apresentadora. Ela acrescenta que esse tipo de seguro vem sendo muito procurado por conta do alto número de carros de grande valor circulando nas ruas e pelo baixo valor do prêmio em relação ao de Casco.
Por fim, o Senhor Dúvida pergunta sobre o preço desses tipos de cobertura. “Pode ficar tranquilo, as seguradoras têm investido cada vez mais para oferecer apólices que atendam às necessidades e caibam no orçamento dos segurados”, tranquiliza a apresentadora.