Atingidas pelas enchentes, profissionais do Mercado Segurador compartilham suas experiências durante evento do CVG RS
07.08.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho | André Bresolin
Promovido e realizado pelo Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul, o Café CVG RS teve como palestrante o executivo e consultor em seguros e benefícios Rogério Araújo. O especialista apresentou sua visão a respeito do atual mercado, além de compartilhar boas práticas sobre seguros de pessoas. Entretanto, no final da atividade o presidente do CVG RS, Jean Figueiró, mostrou sensibilidade e profunda empatia ao chamar até o palco duas executivas do mercado segurador gaúcho que tiveram suas residências completamente inundadas na catástrofe climática do mês de maio. A iniciativa de Jean foi um gesto de acolhimento às profissionais que foram duramente afetadas pelas enchentes.
Ao subirem no palco do Salão Nobre da Federasul, Daniela e Simone se abraçaram de forma intensa e fraterna, num ato de solidariedade mútua, que traduziu profundamente as emoções de quem viveu o mesmo drama. Elas também receberam calorosos abraços, tanto do presidente do CVG RS como do palestrante Rogério Araújo. “Essas duas moças representam toda a resiliência e força da gente. Elas perderam literalmente tudo, mas não perderam a vida, a esperança e a vontade de continuar seguindo em frente. Nesse momento vocês duas representam todas as vítimas das trágicas enchentes”, afirmou em tom emocionado Jean Figueiró. Nas inundações que assolaram o estado, a cidade de Canoas foi uma das mais atingidas e vários profissionais do setor de seguros tiveram suas moradias afetadas e precisaram alojar-se em residências de parentes, amigos ou conhecidos.
As duas profissionais do mercado segurador gaúcho fizeram breves comentários sobre o que enfrentaram e disseram que ainda estão reconstruindo suas vidas. A Executiva da Suhai Seguradora, Daniela Zimmer, afirmou que não encontra palavras para expressar toda a gratidão que teve de amigos que demonstraram solidariedade de diferentes formas com o drama que ela viveu. “Alguns perguntavam se estava tudo bem comigo, outros enviaram várias roupas e ainda teve até quem trouxe colchões para minha família. Eu tive grande apoio das pessoas e muitas estão aqui. Isso impactou bastante meu coração e eu sou muito grata. Realmente o povo gaúcho é bastante solidário. Recebi bastante ajuda, inclusive do Movimento SOS - Chuvas RS. Quem tiver a possibilidade de visitar a residência de alguém que foi atingido pelas águas, poderá compreender a dimensão de tudo que aconteceu”, argumentou Daniela.
Já a Gerente Comercial da EZZE Seguros, Simone Menezes, disse que vivenciou momentos dos mais tristes de sua vida, mas também de grande compaixão e acolhimento. Ela relembra que recebeu bastante amor e vários abraços: “foram momentos lindos, de doação. Vai fazer três meses do trágico fato e nem tudo cicatrizou. Por isso eu peço que as pessoas continuem a dar apoio emocional para os colegas que sofreram com as enchentes. Ainda é necessário demonstrar empatia”. Simone relatou que algumas pessoas questionaram sobre seu retornou para a residência e ela responde que pretende residir em outra região. “Minha família ainda tem um sentimento de temor e aflição diante de um futuro próximo e incerto. Temos um sentimento de vulnerabilidade em relação ao local de nossa residência. Atualmente estamos morando temporariamente na casa de um primo, no bairro Igara”, explica Simone.
Sobre as enchentes na cidade de Canoas
- Daniela Zimmer
Moradora do bairro Harmonia, Daniela teve sua casa atingida pela inundação. Junto com o marido Jeferson, a filha Marina e os dois gatos da família, eles tiveram que abandonar a residência quando o nível da água subiu rapidamente. Felizmente ela pode contar com o apoio da Suhai Seguradora.
- Simone Menezes
Junto com sua família, Simone precisou abandonar às pressas sua casa no bairro Mathias Velho. Quando ela e o marido perceberam que o alagamento já tomava conta das ruas no entorno da residência, decidiram recolher o que fosse possível e deixar o local junto com as filhas e os cachorros.