>

Lucas Vergílio explana sobre o embate entre o mercado segurador e a Susep

13.05.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

WhatsApp-Image-2019-04-05-at-12.17.02

Lucas Vergílio, deputado federal do partido Solidariedade (SD/GO), foi o convidado da live promovida pelo CQCS na noite de segunda-feira (11). Na pauta do encontro, as divergências das instituições que representam o mercado segurador com a atual superintendente da Susep, Solange Vieira.

As dificuldades de interlocução entre as instituições do mercado segurador e a superintendência dos seguros privados (Susep) e o consequente descontentamento da categoria dos corretores com a executiva da autarquia constituíram o tema principal do bate-papo virtual com o parlamentar. O deputado fez críticas contundentes a atuação da superintendente da Susep, Solange Vieira, afirmando que a gestora não se mostra disposta a dialogar com as instituições que representam o setor de seguros.

“Sempre que fazemos uma sugestão para a Solange, ela procede de forma contrária. Fala uma coisa, mas age diferente. Suas decisões se baseiam no achismo, pois ela não ouve ninguém. Solange não parece estar agindo em favor daqueles que trabalham para o fortalecimento do seguro”, salientou Vergílio. “Existe o risco de ela deixar um cenário de terra arrasada quando terminar seu mandato”.

Em sua explanação, o parlamentar falou de ocasiões em que flagrou contradições da executiva da Susep, inclusive no processo que gerou a edição da MP 905/19. “Dia 11 de novembro de 2019, que foi a data de publicação da MP, recebi uma mensagem da Solange para que eu retornasse a ligação. Quando retornei o contato ela me disse que o texto da MP 905 não seria aquilo que a Susep almeja”.

Na sequencia, Vergílio telefonou para o Secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. “Marinho me informou ter dialogado com Solange e que ela estava de acordo com os termos da medida”, salientou o parlamentar. “Entretanto, posteriormente a executiva da Susep enviou o texto da MP para o deputado, com os artigos que revogavam a Lei 4.594/64 e dispositivos do Decreto Lei 73/66”.

Quando questionada pelo parlamentar, Solange argumentou que a proposta teria sido elaborada pela Secretaria de Política Econômica. “Mais uma vez eu fui averiguar essa informação dada por Solange e descobri que o texto veio da Susep”, explicou Vergílio.

Diante dessa e de outras questões, o parlamentar enfatizou que tomará medidas cabíveis. “Vamos investigar tudo. Se for necessário acionaremos até mesmo o Ministério Público ou a Polícia Federal”.

No entendimento de Vergílio, Solange Vieira não apresenta experiência e conhecimento técnico na área de seguros para comandar a Susep. “Ela é funcionária de carreira do BNDES e também esteve a frente da ANAC. As duas instituições nada tem a ver com o setor de seguros”.

O parlamentar ressaltou ainda que Solange fez reiteradas críticas ao segmento. “Ela disse que o mercado de seguros é atrasado, obsoleto, pouco transparente, caro e sem concorrência”, afirmou Vergílio. Entretanto, Vergílio considera totalmente equivocadas as avaliações de Solange. “Nosso setor cresce exponencialmente há vários anos e há, sim, concorrência. Ela manipula dados, como fez quando divulgou que a comissão média do corretor pode chegar a 59%”.

Ao final do bate-papo, Gustavo Dória Filho destacou que o CQCS constitui-se em um espaço democrático em que todos aqueles que estão envolvidos com o segmento de seguros podem se manifestar.

Notícias Relacionadas