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Jayme Garfinkel: “Humanizar a relação nos fortalece”

27.05.2020 - Fonte: Revista Cobertura

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Para ele, as ferramentas de comunicação utilizadas hoje vão definir o relacionamento no futuro. Por isso, recomenda aos corretores aproveitarem o período de isolamento para estabelecerem uma relação humanizada com o cliente e investirem em conhecimento.

De sua fazenda no Mato Grosso do Sul (MS), Jayme Brasil Garfinkel compartilhou com os corretores como está sendo a sua experiência no isolamento e como será o relacionamento interpessoal no futuro durante a live promovida hoje, 26 de maio, pelo Clube dos Corretores de São Paulo (CCS-SP).

Para ele, embora o momento seja crítico, é necessário se preparar para o futuro e lapidar-se como indivíduo, exercitando o corpo e a mente. Por isso, acha importante aproveitar o tempo para ler. “Tenho as reuniões semanais. Faço tudo por aqui. Quando a internet não falha, ela me permite fazer tudo o que fazia, com tempo para ler e menos congestionamento. Faço um diário neste período da quarentena. Um dia por semana, paro e tento recordar tudo o que fiz e aproveito para colocar no diário algumas coisas do momento nacional”.

Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, também deixou a capital de São Paulo e passa o período de isolamento em sua casa em Igaratá (SP), de onde segue com as atividades da sua corretora e do Sincor-SP. “Faço um diário do período de isolamento. Achei que o diário fosse ocupar meu tempo, mas não imaginava que esse isolamento ia me fazer trabalhar 12 horas por dia. Espero que quando tudo isso passar e eu revisitá-lo, as minhas anotações me possibilitem ser uma pessoa melhor, me relacionar e também ser um profissional melhor”.

Emancipação tecnológica

O mentor do Clube, Evaldir Barboza de Paula, conduziu o bate-papo informal com a temática “Tendências e perspectivas em tempos de pandemia”. “O corretor acabou se emancipando tecnologicamente. Antes da pandemia, por zona de conforto, estávamos adiando este momento, e agora nos vimos obrigados a encará-lo”.

Garfinkel destacou o fato de todos, subitamente, passarem a usar ferramentas como o Zoom e Google Meeting, e citou a vantagem de o segurador poder dizer ao corretor, ou o corretor falar ao seu cliente: “Em vez de ficarmos no digital, vamos nos ver. Acho que humanizar a relação nos fortalece”, diz sobre a ferramenta que vai definir a forma de as pessoas se relacionarem no futuro.

Nesta nova etapa, Garfinkel recomenda ao corretor testar a relação com o cliente. “Ele reage às piadas, ao bom dia que eu mando? Com isso, pode se criar um contato pessoal que acaba sendo a amizade”.

Mercado de proteção

De acordo com ele, a pandemia afeta menos o mercado de seguros em relação a outras indústrias, justamente por ser um setor voltado à proteção. “O cliente vai precisar de nós e agora é o grande momento de nos prepararmos para o futuro. Novas necessidades vão surgir e novo riscos também. Nas crises, o seguro se mostra necessário. A crise e a forma de nos comunicarmos favorece o contato humano, e isso favorece a relação do corretor com seu cliente”.

Para Camillo, ser corretor de seguros é um privilégio, justamente por possibilitar trafegar por diversas atividades econômicas. “O corretor precisa enxergar isso. O seguro sairá fortalecido. O medo e a falta de tranquilidade faz com que as pessoas se voltem para o fato de que o seguro é o maior instrumento capaz de mitigar riscos, repor perdas e renovar esperanças”.

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