>

Fundación Mapfre reconhece dez iniciativas de escolas públicas com projetos de educação para o trânsito

16.12.2019 - Fonte: Revista Cobertura

pexels-photo-442584

Professores se reuniram em encontro anual do programa Educação Viária é Vital.

Programa da Fundación Mapfre que promove a reflexão sobre segurança no trânsito em sala de aula, o Educação Viária É Vital reconheceu dez projetos desenvolvidos por escolas públicas de onze estados brasileiros, num encontro nacional realizado na capital paulista.

“O Educação Viária é Vital é um dos principais programas da área de Prevenção e Segurança Viária da Fundación Mapfre no Brasil. Por meio dele, fomentamos a integração da comunidade escolar na questão do trânsito, com o desafio de que todos os envolvidos proponham projetos para a diminuição dos índices de acidentes”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da entidade no país.

Entre as selecionadas, está a Escola Municipal do Campo Professora Alice Fonseca Braga, de Itararé (SP), que desenvolveu o projeto “Pequenos Cidadãos, Grandes Ações”, com atividades específicas para crianças – como leitura de livros, exibição de filmes, jogos e outras ações lúdicas.

Na mesma cidade, a Escola Municipal Adriano Queiroz Pimentel se destacou com o projeto “Sinal Verde para a Paz!”, que contou com atividades para crianças e mobilização de pais e funcionários utilizando como um dos temas o “Maio Amarelo”. A instituição de ensino ainda promoveu vivência nas ruas para explicar sobre comportamento seguro no trânsito e passeio por Itararé.

Já a Escola Municipal José Maciel da Silva, em Goiana (PE) foi reconhecida pelo projeto “Cidadania no Trânsito: Alternativas Possíveis para Prevenção de Acidentes”. A iniciativa teve como objetivo conscientizar, de forma lúdica a partir da Educação Infantil, sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito no cotidiano.

Cada uma das escolas premiadas ganhou um conjunto composto por datashow e tela de projeção.

Educação Viária É Vital

O Educação Viária É Vital tem como principal objetivo envolver professores e alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições de trânsito nos entornos escolares, incentivando-os a implementar projetos que tornem a circulação mais segura e eficiente.

Neste ano, a iniciativa formou 2.656 educadores, alcançando 76.383 estudantes de 1.035 instituições de ensino, em 110 cidades de 11 estados brasileiros. Seus expressivos resultados foram apresentados durante o Congresso de Segurança Viária da ONU, na Suíça, em 2015.

Notícias Relacionadas