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Bruno Garfinkel, da Porto Seguro, participa de live do CQCS

11.05.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

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Como ser um Porto Seguro em tempos de pandemia? Para responder a esse e outros questionamentos, o CQCS promoveu uma live em seu canal no Youtube com o Presidente do Conselho da Porto Seguro, Bruno Garfinkel. O bate-papo virtual aconteceu na noite de quinta-feira (07) e foi conduzido por Gustavo Dória.

À frente do Conselho da Seguradora a menos de um ano, Garfinkel ressaltou que a pandemia decorrente do coronavírus é tão impactante que nenhum gestor por mais capacitado e experiente que seja está preparado para lidar com uma situação sem precedentes em nível mundial. “Tenho pensado em como vamos sair de tudo o que está acontecendo”, afirmou.

O executivo disse que ao vivenciar a atual situação ele está podendo trocar experiências e fazer importantes reflexões. “O mundo digital mostrava-se ameaçador ao corretor de seguros ao dar a ideia de que ele encarecia o processo comercial. Foi preciso esse momento atípico que estamos vivendo, para mostrar a importância do profissional de seguros, pois ele consegue ser um assessor para seus clientes e isso nenhuma máquina vai fazer. Relacionamento pessoal é a chave do seguro e as relações humanas estão se mostrando, na atualidade, mais valiosas do que nunca”.

Quando começou a pandemia a Porto Seguro criou um comitê de crise para poder avaliar a dimensões da situação, priorizando a saúde e a segurança de seus 14 mil colaboradores. A Companhia tomou algumas medidas.

“Em 15 dias estávamos totalmente em home office. Já tínhamos uma operação de serviços muito grande em home office, mas não sabíamos se conseguiríamos atender plenamente as demandas quando o índice fosse para 70%. Fizemos alguns ajustes e tudo funcionou”, esclareceu Garfinkel. “A Seguradora também suspendeu os estornos de comissão dos corretores e garantimos o mesmo fluxo de remuneração dos nossos parceiros, criando uma espécie de adiantamento que no futuro eles nos pagarão em serviços prestados”.

Na opinião do executivo, a sociedade atravessa um momento tão grave em questões ligadas a saúde, que isso deve servir de orientação aos profissionais do mercado segurador para que eles escutem as necessidades de seus clientes. “Temos a cláusula de doenças graves na carteira do seguro de vida. Será que a pessoa não quer apenas a garantia de que terá atendimento em caso de uma doença grave? Será que não estamos deixando de ouvir aquilo que nosso cliente precisa?”, questionou.

Aos corretores de seguro o gestor deixou conselhos significativos, tanto em nível profissional como pessoal. “Precisamos aumentar nossa produtividade no horário comercial para sermos mais eficientes, mas também para que possamos dedicar mais tempo a outras atividades que nos deixam felizes. Os norte-americanos procedem dessa maneira”.

Entretanto, no entendimento de Garfinkel o mercado segurador está se modificando. “Em outros tempos o consumidor de seguros tinha que possuir patrimônio. Hoje existem objetos como o celular que são micro patrimônios e podem ser segurados. Existe um caminho novo a ser seguido”.

Garfinkel ainda fez observações sobre vários aspectos, além de relembrar uma das características da Porto Seguro, que é a de ser uma empresa que gosta de servir. “Esse momento está nos mostrando que precisamos ter a capacidade pessoal de se comunicar, pois a comunicação torna a dor do isolamento social menor”, enfatizou o executivo.

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