>

Voluntários ensinam segurança no trânsito em escolas durante ação da Sompo Seguros

03.12.2019 - Fonte: Sompo Seguros | Departamento de Comunicação e Marketing

cycle-path-3444914_960_720

Jogos educativos são utilizados para formar multiplicadores do comportamento responsável com o objetivo de minimizar os acidentes de trânsito que, segundo a OMS, matam uma pessoa a cada 23 segundos no mundo.

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de desenvolver uma ação com o objetivo incentivar as práticas de voluntariado e levar conscientização sobre segurança no trânsito a crianças de escolas públicas, sem fins lucrativos ou particulares. Por meio do Programa Semear o Bem – Sinal Verde para o Futuro, colaboradores da companhia receberam uma capacitação específica para atuar como voluntários em atividades lúdico-educativas aplicadas na Escola Estadual Paulo Rossi e no Colégio Itatiaia (São Paulo - SP) e na Escola Santo Agostinho (Bragança Paulista – SP).

“As nossas iniciativas voltadas ao voluntariado acontecem dentro de um programa anual por meio do qual os colaboradores podem se engajar em causas e até desenvolver projetos que representem uma influência positiva tanto entre os profissionais da companhia quanto na comunidade”, considera Celso Ricardo Mendes, diretor administrativo da Sompo Seguros. “Contamos com o suporte de uma consultoria especializada, que ajudou no desenvolvimento da ação e preparação dos voluntários do Sinal Verde para o Futuro”, observa.

A ação foi voltada às turmas do 3º ao 5º ano (entre 8 e 11 anos de idade) e foi totalmente aplicada pelos voluntários, que promoveram jogos educativos de conscientização no trânsito de maneira lúdica e animada. As atividades abordaram o papel de cada pessoa (motoristas, ciclistas e pedestres), por meio de um jogo de tabuleiro desenvolvido especialmente para o projeto com o tema segurança no trânsito. “Sabemos que a maior parte dos acidentes está relacionada a situações em que as normas de segurança no trânsito não são seguidas. O jogo leva os alunos à reflexão e faz com que se tornem influenciadores de seus familiares, ao multiplicar o conhecimento adquirido durante a atividade”, declara Roberta Caravieri, superintendente de Recursos Humanos.

Segundo dados de um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação sobre Segurança nas Rodovias Federais, 53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência dos motoristas, seja por desrespeito às leis de trânsito (30,3%) ou relacionadas à atenção do condutor (23,4%). É o chamado “fator humano”. Falta de atenção (19,6%), velocidade incompatível (11,6%), ultrapassagem indevida (8,4%), ingestão de álcool (4,8%), desobediência à sinalização (4,4%) e adormecimento (3,8%) são as principais causas. “Trabalhar esses ensinamentos com as crianças, pode formar adultos responsáveis, geradores de mais segurança e melhor qualidade de vida. Essa iniciativa da Sompo contribui na construção de valores, como respeito ao próximo e proteção da vida,” conclui Mendes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza uma calculadora online que estima a quantidade de pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito neste ano em todo o mundo. Segundo o Relatório de Situação Global da Segurança no Trânsito, lançado pela entidade no final do ano de 2018, a cada 23 segundos, uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trânsito. No Brasil, estima-se que a mortalidade por acidentes de trânsito está em 19,6 pessoas por 100.000 habitantes. Na maioria das ocorrências as vítimas são principalmente os ocupantes de carros e veículos leves (47%), seguido por motociclistas ou ocupantes de veículos de duas ou três rodas (22%), pedestres (8%), ciclistas (2%), motoristas e passageiros de veículos pesados (1%), motoristas e passageiros de ônibus (1%) e outros (18%).

Semear o Bem

O Sinal Verde para o Futuro é um dos projetos realizados por colaboradores da Sompo Seguros no âmbito do Semear o Bem, que é o programa de voluntariado em que a companhia apoia e incentiva projetos de responsabilidade social voltadas às causas de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Por meio da iniciativa, os grupos de colaboradores apresentam propostas sobre iniciativas que pretendem desenvolver. Os selecionados contam com o apoio da companhia, além da orientação e acompanhamento de uma consultoria especializada em projetos relacionados às causas de Direitos Humanos e Meio Ambiente para que sejam viabilizados de forma profissional e atinjam seus objetivos.

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa da Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, fundada no Brasil em 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

Notícias Relacionadas