Sompo apresenta experiência em inovação durante CQCS Insurtech & Inovação

12.06.2019 - Fonte: Sompo Seguros | Departamento de Comunicação e Marketing

Claudio Quaglia - Gerente Inovacao - SOMPO SEGUROS (1)

Companhia apresenta resultados alcançados com investimentos no processo de implementação de uma cultura de inovação na prática

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – como parte de seus investimentos em inovação, marca presença durante a segunda edição do CQCS Insurtech & Inovação, que acontece nos dias 12 e 13 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP. "A Sompo vem investindo substancialmente em inovação para trazer novos produtos e serviços que contribuam para transformar positivamente a maneira como as pessoas se relacionam com o seguro. Vamos compartilhar um pouco da nossa experiência com os participantes do evento, que já nasceu como o maior em sua categoria na América Latina", ressalta Fernando Grossi, diretor executivo Comercial da Sompo Seguros.

"Para nós, Inovação é toda ação que contribua para a criação de um novo negócio ou transforme um modelo existente, trazendo vantagem competitiva", considera Claudio Quaglia, gerente de Inovação da Sompo Seguros, que vai apresentar a palestra O jeito Sompo de Inovar, como parte do painel Inovação como Cultura da Organização do Futuro, que acontece às 17h00 do dia 13 de junho.

Na palestra, o executivo apresenta a experiência da Sompo em implementar uma cultura e a cadeia de processos para aplicabilidade prática da inovação. "Temos atuado com inovação aberta. Interagimos constantemente com Startups e universidades para nos apoiar em nossos desafios. Além disso, trocamos experiências e aprendizados com nossos laboratórios digitais distribuídos pelo mundo - Silicon Valley (EUA), Tokio (Japão) e Tell Aviv (Israel) -, que também atuam com inovação aberta em seus países, e com quem fazemos intercâmbio de soluções diferenciadas considerando o ecossistema internacional de inovação", observa Quaglia.

Na ocasião, a Sompo também vai contar com um stand na ExpoInsurtech, a feira de exposições do evento. Executivos da companhia estarão no local para recepcionar os visitantes e apresentar as mais recentes novidades da companhia em termos de produtos e serviços.

Área de Inovação da Sompo

A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem contribuir com projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios e melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização das ideias é definida por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para recrutar os agentes de inovação, que são responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

O objetivo da área é fomentar o mindset de Inovação por todos os setores da companhia. A ideia é que a inovação permeie toda a cadeia de valor da Sompo sem a necessidade de que o desenvolvimento de projetos diferenciados esteja "centralizado" numa única área. "Para isso, questionamos os padrões existentes, provocando as áreas a saírem de sua zona de conforto para buscarem alternativas que melhorem sua forma de atuação. Afinal, o caminho que nos trouxe até aqui não é exatamente o que nos conduzirá ao futuro", conclui Quaglia.

Uma das soluções desenvolvidas por meio dessa iniciativa recebeu o reconhecimento ainda no ano de criação da área de Inovação. O Sompo Equipamentos de Mobilidade foi criado a partir dos trabalhos dos agentes de inovação, que mapearam as reais necessidades de um público específico e partiram para o desenvolvimento do projeto. Com isso, a companhia lançou o Sompo Equipamentos de Mobilidade, produto inédito no Brasil que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. O reconhecimento veio por meio do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, conferido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, na categoria "Produtos e Serviços".

Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo

Notícias Relacionadas