>

Seguros Online são a melhor opção?

17.05.2019 - Fonte: Jornal ABC | Priscila Carvalho

seguros-online

Apesar de serem simples de contratar, é necessário ter cuidado ao adquirir seguros pela internet

A contratação de seguros é considerada por muitos a melhor opção quando se trata de proteger o seu patrimônio. Atualmente, a variedade de produtos e serviços que podem ser segurados também atrai muitos interessados, e a possibilidade de realizar a contratação na modalidade online, ou seja, por meio de um autoatendimento, chama ainda mais a atenção. Mas, apesar de simples, é necessário ter cuidado com a contratação desse serviço no formato digital.

O corretor de seguros e vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), André Thozeski, destacou que são mais de 3,5 mil profissionais corretores de seguros e mais de 3,5 mil empresas corretoras de seguros no Estado, sendo que todos estão habilitados a disponibilizar opções online em seus sites. “Entretanto, sabe-se que fica muito difícil para o consumidor dimensionar suas reais necessidades e contratar sozinho, sem a assessoria especializada de um profissional corretor de seguros, que estuda os riscos e dimensiona as garantias de forma personalizada para cada pessoa", ponderou, observando que apenas riscos muito básicos, como um seguro de celular, são contratados pelos consumidores sem assessoria especializada.

Especialista

Na modalidade online, todos os produtos e serviços, contratos, cláusulas e formas de pagamento são os mesmos oferecidos na forma presencial. “Na verdade, é o mesmo seguro tradicional, apresentado de forma mais simples, que possibilite ao consumidor autoatendimento. Não há nenhuma vantagem de preço, uma vez que a formação do custo se dá pela avaliação do risco, independe da forma de contratação”, coloca Thozeski. “É sempre mais prudente para o consumidor contar com um profissional especialista, que é o corretor de seguros, para dimensionar apropriadamente um seguro”, recomenda.

No formato digital,Thozeski alerta ainda para o perigo de golpes por empresas ou pessoas de má fé. “Há inúmeros casos de roubo de dados pessoais diariamente, a partir do fornecimento espontâneo de consumidores em sites que não são confiáveis. Recomendo que o consumidor primeiro avalie com quem está fiando, se a empresa está realmente instalada no endereço que declara. Obtenha referências com pessoas de sua confiança que já são clientes , sugere, reiterando o mais indicado. O consumidor tem que contar com um especialista para cada uma das suas necessidades na vida. Para os seguros também. Por isso, sempre alertamos: Com corretor de seguros, é muito mais seguro.”

Notícias Relacionadas