>

Porto Seguro amplia sua atuação no mercado livre de energia elétrica

19.11.2019 - Fonte: Revista Apólice

pexels-photo-45072

Visando ampliar seus negócios, agora empresas consumidoras de energia no mercado livre podem contratar a apólice do seguro garantia da Porto.

O mercado livre de energia elétrica registrou média de 260 migrações de unidades consumidoras por mês em 2019, uma alta de 83% quando comparado com o ano anterior, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Por conta desse cenário bastante atrativo do setor, fornecedores, que contam com a garantia no momento do pagamento de contrato, e consumidores, que prezam por um custo menor e maior facilidade de contratação, têm buscado cada vez mais garantias contratuais que favoreçam os seus negócios.

Neste contexto, a Porto Seguro tem ampliado os seus negócios. Em 2019, o Porto Seguro Garantia – Compra e Venda de Energia cresceu 94% até setembro, quando comparado com o mesmo período de 2018. “Empresas de todos os tamanhos estão migrando para o mercado livre em busca de escolher o seu próprio fornecedor e negociar direto as melhores condições de preço e duração de contratos. É neste momento que tanto o produtor de energia, quanto o empresário e consumidor procuram por uma solução para garantia do contrato”. afirma Luiz Henrique, superintendente de Riscos Financeiros da empresa.

Na companhia, empresas consumidoras de energia no mercado livre podem contratar a apólice do Seguro Garantia. “A empresa adquire a energia elétrica de distribuidoras, geradoras e comercializadoras livres. Esses fornecedores são responsáveis em cadastrar a organização contratante junto à CCEE e, normalmente, são eles que exigem o produto como segurança do pagamento da energia fornecida”, comenta o executivo.

Segundo Luiz Henrique, as perspectivas do setor são ainda mais positivas para os próximos anos. Existem debates atuais sobre a ampliação da possibilidade de consumidores menores ingressarem no mercado livre de energia e ideias de um novo leilão para 2020 que supra a necessidade do país para 2024 e 2025. “Se todas as previsões se confirmarem, teremos um 2020 ainda mais favorável para o nosso mercado de seguro garantia”, completa Luiz Henrique.

Este mercado é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.

É também um ambiente de negociação onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse local, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.


Notícias Relacionadas