>

Painel "Força e superação da mulher no mercado de trabalho” traz inspiração para participantes do Encontro Feminino

03.06.2019 - Fonte: Seguro Gaúcho | Julia Schneider

IMG_4345

11ª edição do encontro reuniu 500 profissionais do mercado, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre.

O Encontro Estadual Feminino de Corretoras de Seguros iniciou seu dia de programações emocionando e inspirando as participantes. Com o painel intitulado “Força e superação da mulher no mercado de trabalho”, as palestrantes compartilharam suas experiências profissionais e pessoais.

Carolina Gralha, Juíza do Trabalho e Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região, propôs reflexões sobre o papel e luta da mulher na sociedade, e a importância de união e empatia uma com as outras.

“Nós, como mulheres, temos, sim, ainda uma rejeição no mercado de trabalho. Somos menos empregadas e mais demitidas. Me faz falta nós não estarmos mais unidas. Nós criticamos a nós mesmas, às vezes sem saber a história completa. Está faltando no universo feminino esse apoio, solidariedade e um olhar sem crítica. Isso é fundamental entre nós e na sociedade como um todo”.

Em seguida, foi o momento de Sabrina Gomes da Rosa, Presidente da De Sirius Cosméticos, emocionar a plateia com sua história de força de vontade e superação. Sabrina, que começou a produzir cosméticos em casa para ajudar a suprir as necessidades financeiras da família, hoje possui uma empresa de mais de dez mil metros quadrados, exportando seus produtos para mais de 25 países.

“Comecei fazendo cremes em casa e vendendo em potinhos de mel. Isso é para vocês verem que quando fazemos algo com dedicação, tentando sempre ser melhor, dá certo. O segredo do sucesso é acreditar em nós mesmas. Fazendo isso, todas nós iremos conseguir”.

Giovana Stefani, Presidente do Instituto de Estudos Empresariais, e Tatiana Bastos, Delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, também contribuíram trazendo suas experiências como ocupantes femininas em cargos de liderança.

A Delegada Tatiana, enquanto profissional servidora da segurança, apresentou dados correspondentes às ocorrências de violência contra a mulher e dificuldades ainda enfrentadas.

“Nossa história é uma história de luta, resistência e superação. Representamos a maioria da população brasileira, somando 52%, e somos mais escolarizadas do que os homens. E, ainda assim, infelizmente nascer mulher no nosso país já representa um fator de risco. Ainda assim, sofremos diariamente inúmeras formas de violência e discriminação”.

Tatiana ainda concluiu inspirando as participantes com a frase da escritora francesa e ativista política Simone de Beauvoir: Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância”.

Notícias Relacionadas