>

O Porto Seguro Auto tem a solução para seguro com isenções para pessoas com deficiência

12.11.2019 - Fonte: CQCS

pexels-photo-2026764

É crescente a busca por carros que atendam as necessidades de pessoas com deficiência (PCD). De acordo com a Abridef (Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida), em 2018, mais de 13% dos veículos emplacados foram vendidos para PCD. Entretanto, mesmo com esse aumento, ainda há muitas dúvidas e nem todos sabem como podem adquirir veículos com isenção total do IPI, ICMS e o IOF.

O primeiro aspecto que precisa ser destacado é que a isenção na compra do automóvel para PCD é garantido por lei, mas para ter acesso ao mesmo é necessário contratar o seguro de forma diferenciada, através de uma uma cláusula adicional para pessoas com deficiência. Esta cláusula é a garantia que, nos sinistros de indenização integral (perda total, roubo ou furto sem recuperação), a seguradora se responsabilizará pelos valores do recolhimento dos impostos. Caso não haja a contratação dessa condição, os valores dos impostos não seriam garantidos e ficariam a encargo do proprietário do carro.

“Agora, o Porto Seguro Auto mudou essa realidade e com uma nova versão do produto para PCD em que a contratação da cláusula não é mais necessária para esse fim”, explica Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto. “O recolhimento dos impostos passa a ser garantido automaticamente, sem necessidade de coberturas adicionais opcionais. No momento da contratação ou renovação do seguro auto, basta informar que trata-se de veículo com isenção fiscal. Ao segurado caberá apenas providenciar as guias para a seguradora fazer o pagamento dos impostos”, completa.

Quem tem direito ao benefício?

Qualquer motorista que seja deficiente físico está isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal. No entanto, pessoas com deficiência pode integrar um público muito maior que simplesmente os que nascem ou adquirem deficiências visuais, auditivas e motoras. Estão inclusos nesse grupo pessoas com hérnia e outros problemas, incluindo as que passaram por cirurgias de seios, que são incluídas nessa categoria por apresentarem limitações temporárias que afetam, acima de tudo, sua mobilidade ou outras condições.

Também há os casos de portadores de necessidades especiais, mas que não são condutores, e que tenham deficiência física, visual ou autismo está isento de IPI e o carro fica livre de rodízio municipal.

PS: O que dá direito ao benefício é a sequela provocada no condutor, cuja avaliação precisa ser feita por um perito médico.

Como solicitar o seguro de auto para PCD?

Depois de adquirir o veículo com isenção é preciso fazer um seguro. O procedimento para a contratação é o mesmo utilizado em qualquer cotação para contratar um seguro auto, mas o segurado precisa avisar que o veículo foi adquirido com benefícios de Pessoas com Deficiência e quais são os equipamentos específicos que ele possui.

“O Porto Seguro Auto repõe 100% do valor de mercado do automóvel e garante a quitação total dos impostos. Em casos de sinistros de indenização integral, o segurado poderá ter a restituição limitada à tabela FIPE, sem depreciação decorrente dos impostos que serão quitados pela seguradora”, explica Jaime Soares.

Os clientes que contratam esse tipo de seguro também contam com outras coberturas, como: assistência 24h para o carro, desconto na franquia, carro extra ou créditos para transporte por APP, estacionamentos com até 30% de desconto, aluguel de automóveis, reparos de eletrodomésticos, serviços emergenciais à residência, reposição do valor do veículo 0km por até seis meses, utilização de mais de 300 Centros Automotivos Porto Seguro, entre outros.

Não esqueça dessas dicas antes de contratar o seguro com isenção

Para a contratação e uma boa escolha de um seguro auto para PCD com isenção é preciso estar atento. Assim, é importante seguir algumas dicas:

  • Conte sempre com a ajuda de um corretor para que ele ajude em todas as etapas;
  • Procure pesquisar e entender tudo sobre seguro PCD e como funciona, conhecendo seus direitos e deveres;
  • Avalie as coberturas ofertadas e veja quais melhor atendem a sua necessidade;
  • Preencha o formulário com atenção para inserir as informações com precisão e evitar erros que causem problemas com indenizações futuras.

Notícias Relacionadas