>

HDI Seguros fecha parceria para realizar mapeamento epidemiológico da covid-19

06.05.2020 - Fonte: Ketchum

test-tube-5065426_1920

Desenvolvido por médicos, pesquisadores e cientistas da informação, projeto batizado vai analisar a disseminação da doença entre a população.

Diante da emergência de saúde pública global, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Zoox desenvolveram, com o apoio de empresas como a HDI Seguros, o projeto sem fins lucrativos chamado Dados do Bem. O objetivo é deter o avanço do novo coronavírus. Criado por uma equipe de médicos e pesquisadores, em associação com desenvolvedores e cientistas de dados, a ferramenta combina inteligência epidemiológica e big data. Ela permitirá a criação de mapas de distribuição da covid-19, a identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população.

“A HDI tem trabalhado em projetos de inteligência de dados com a Zoox e não ficaria de fora de uma iniciativa como essa, que deve trazer inúmeros benefícios para a população. O projeto começou agora na cidade do Rio de Janeiro, mas nossa expectativa é que chegue a outros Estados nas próximas semanas, principalmente a São Paulo, onde o número de casos da doença é grande”, afirma Vagner Guzella, vice-presidente Administrativo-Financeiro da HDI Seguros, que doou um milhão de reais para a importação de cerca de 10 mil testes a serem utilizados no projeto e colocou profissionais da sua equipe à disposição do Dados do Bem.

O ponto de partida do Dados do Bem é um aplicativo gratuito já disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à covid-19 e histórico de saúde. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.

A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Algumas pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de covid-19 receberão indicação para fazer um teste gratuito, com dia e horário marcados. O algoritmo do aplicativo foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador infectologista do IDOR e da Fiocruz.

“Há uma necessidade urgente de trazer inteligência de dados, iluminada pelo conhecimento científico disponível, para guiar decisões estratégicas sobre como identificar, predizer e bloquear a disseminação da covid-19. Essa iniciativa de interesse público resulta de um compromisso social do IDOR e da sensibilidade dos fundadores da Zoox, que uniram suas expertises para lançar o projeto em tempo recorde”, destaca o presidente do Conselho do IDOR, Jorge Moll Neto.

Aplicativo

Ao usarem o aplicativo Dados do Bem, mesmo pessoas que não forem triadas para a testagem presencial ou que não tiverem sintomas compatíveis com a infecção por coronavírus vão colaborar para o sucesso da iniciativa, já que os dados fornecidos por elas auxiliarão a equipe a mapear a evolução da epidemia. Os resultados desta análise serão estratégicos para o Poder Público tomar decisões em relação ao enfrentamento da pandemia. O esforço dos responsáveis pelo projeto está concentrado em contribuir de forma responsável para minimizar os efeitos da Covid-19 para a população, sem prejudicar a privacidade dos usuários do aplicativo.

A seleção de alguns indivíduos para testagem presencial de coronavírus vai proporcionar uma amostra populacional para o estudo da propagação da Covid-19. Com a análise dos resultados geográficos, será possível entender onde há concentração da doença e como a população está se comportando. Isso porque quem realizar o teste e for diagnosticado com Covid-19 poderá indicar cinco pessoas com as quais teve contato próximo, para que elas sejam convidadas a também fazer a autoavaliação de saúde no aplicativo. Assim, os pesquisadores conseguirão compreender as dinâmicas locais de contágio.

Vale ressaltar que o aplicativo tem como objetivo utilizar a inteligência de dados na gestão da epidemia, com a análise da dinâmica da disseminação do coronavírus entre grupos e subgrupos populacionais. A ferramenta não visa ao diagnóstico individual, mas ao entendimento coletivo da propagação da Covid-19.

“Trazer uma grande massa de dados e a inteligência artificial para o controle da epidemia é talvez uma das estratégias mais efetivas de que podemos dispor hoje. Essas ferramentas permitem o entendimento da dinâmica de transmissão do vírus e evolução da epidemia, para o planejamento de ações de contenção mais efetivas. Com a indicação, a identificação e a avaliação das pessoas que tiveram contato com os infectados, será possível mapear e acompanhar um maior número de casos positivos de forma mais assertiva”, explica Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz.

“Entendemos que é preciso empoderar a população com uma tecnologia que combine big data, geolocalização e inteligência de dados. Quem baixar o aplicativo vai ajudar a nossa iniciativa e, consequentemente, a comunidade a ter um retrato real da situação. Aplicaremos inteligência de dados para auxiliar governos a adotar medidas estratégicas na contenção da epidemia e no plano de suspensão do isolamento com segurança”, afirma o CEO da Zoox Smart Data, Rafael de Albuquerque.

O projeto DADOS DO BEM teve início no dia 28 de abril, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em um primeiro momento, serão priorizados profissionais de saúde com suspeita de Covid-19 para realização dos testes presenciais. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro também utilizará a tecnologia do DADOS DO BEM para a aplicação de testes.

Como funciona

Após instalar o aplicativo “Dados do Bem” no telefone celular e preencher o questionário de autoavaliação de saúde, o usuário já estará colaborando com a iniciativa.

A depender das informações registradas e de critério específico definido por um algoritmo, alguns usuários serão direcionados para realização de um teste gratuito para Covid-19. O Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é um parceiro do projeto e cedeu espaço no estacionamento para a instalação da tenda.

O agendamento de data e horário para o exame é feito pela própria plataforma de forma a evitar aglomerações no local de testagem. Depois disso, basta o usuário se apresentar no endereço indicado com o QR code recebido. Os testes serão fornecidos e operados por instituições governamentais e privadas, conforme a disponibilidade. Os resultados serão divulgados posteriormente dentro do aplicativo.

Diagnóstico positivo – caso tenha testado positivo, o indivíduo receberá, por meio do aplicativo, orientações das autoridades públicas de saúde. Também será solicitado que ele informe até cinco pessoas com quem tenha tido maior contato para que sejam convidadas por SMS a realizar a autoavaliação e o teste com prioridade.

Diagnóstico negativo – caso tenha testado negativo, o indivíduo será instruído a continuar seguindo as orientações das autoridades públicas com relação ao isolamento social. Se tiver sintomas consistentes com a Covid-19, também poderá ser aconselhado a testar novamente (considerando-se o período de sete a dez dias entre a contaminação pelo vírus e o início da produção de anticorpos).

Notícias Relacionadas