>

"Há algum tempo que as atividades profissionais estão precisando se reinventar”, diz José Pedro Vianna

05.05.2020 - Fonte: Seguro Gaúcho

VIANNA

O administrador do escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados, José Pedro Vianna, participou de uma live na manhã de segunda-feira (04).

Promovida pela Selem Bertozzi Consultoria, a atividade teve como propósito saber como está sendo a nova realidade no trabalho de um escritório que atua no direito securitário diante do distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus. Com condução da advogada especialista em implantação e gestão da Controladoria Jurídica, Kamille Ziliotto, o diálogo abordou a transformação da rotina de trabalho convencional para a modalidade virtual e o impacto dela na vida das pessoas. 

Ao relembrar que o escritório atua no segmento securitário há 27 anos, Vianna explanou sobre a inserção de conhecimentos da área administrativa para o dia a dia do ambiente jurídico. Graduado em Administração e trabalhando ao lado da mãe e do irmão, ele explicou que nos últimos nove anos a empresa vislumbrou a necessidade de fazer uma reorganização, priorizando a profissionalização da gestão. “Na condução das ações de nosso escritório os aspectos pessoais, intuitivos e emocionais sempre estiveram muito presentes. Entretanto, já vislumbrávamos desenvolver o trabalho em outro formato, como home office. Há algum tempo que as atividades profissionais estão precisando se reinventar”, salientou Vianna, que também possui formação em biopsicologia, yoga e meditação.

Segundo o administrador, a gestão que dá enfoque a mudança se faz cada vez mais necessária na atualidade. “Tenho percebido que a cada momento surgem diferentes sistemas, novas tecnologias. Se teu cliente modifica a forma de trabalhar, você deve se adaptar imediatamente a isso. Pessoas que há tempos trabalham da mesma forma terão mais dificuldade nessa transformação”, destacou.

Kamille questionou quais os métodos e maneiras que o escritório de Vianna está utilizando para dialogar com a equipe frente a ruptura do modelo tradicional de trabalho existente e ainda amenizar a ansiedade provocada por essas modificações. “Mesmo com o distanciamento físico não podemos nos desconectar das pessoas. Até o momento já fizemos três reuniões com 25 integrantes e todos tiveram espaço para participar. Isso dá um senso de pertencimento que todo o ser humano necessita”.

Vianna complementou, argumentando que o bom trabalho na nova plataforma de atuação passará pela sintonia de toda a equipe. “Já que as pessoas vivem realidades diferentes, precisamos saber o que cada um pode fazer e readequarmos os papéis de nossos colaboradores. Nesse quesito estamos estudando a gestão do tempo e auxiliando de que maneira cada um pode organizar seu tempo”, destacou. “É fundamental que cada pessoa conheça suas características. Uns preferem o trabalho na plataforma virtual e já descobriram as facilidades de trabalharem em suas residências, enquanto outros não. Tem gente que produz mais no turno da manhã, mas existem aqueles que possuem um ritmo produtivo maior à noite”.

Ao analisarem a respeito das alterações que as pessoas estão tendo na forma de executarem suas atividades profissionais, Vianna e Kamille fizeram observações abordando diversos aspectos da existência humana como auto conhecimento, relações interpessoais e qualidade de vida. Um dos principais questionamentos do diálogo foi como cada um irá se remodelar diante do novo cenário. “A pandemia provocada pelo coronavírus fez com que todos se adaptassem a um novo padrão de vida”, salientou o administrador. “Na atual conjuntura, mais do nunca, devemos ter autocompaixão e evitar nos compararmos com as outras pessoas”.

Para José Pedro as mudanças serão cada vez mais rápidas e tanto as pessoas como as empresas terão que se reinventarem. Ao ser indagado por Kamille a respeito da reestruturação do escritório, Vianna respondeu que as alterações estão ocorrendo com certa tranquilidade. “A reestruturação foi harmoniosa em função do bom relacionamento existente. Nossa equipe já possui um senso de integração forte”, ressaltou.

Notícias Relacionadas